Celular
Publicidade

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Com lançamento marcado para a próxima quinta-feira (19), a linha Huawei Mate 30 de celulares apareceu em novos vazamentos que adiantam o design dos smartphones que podem pintar em três edições diferentes: Mate 30 Lite, Mate 30 e Mate 30 Pro, além de uma quarta variante com design de grife da Porsche. Entre os primeiros produtos da Huawei depois da crise com os Estados Unidos, os modelos variam em termos de design e devem manter o foco em câmeras que vem reforçando as sucessivas iterações das linhas premium da marca.

Mate 30 Pro aparece em imagem que indica tela curva e quatro câmeras — Foto: Reprodução/Evan Blass

O impasse com as autoridades norte-americanas ainda não foi resolvido pela Huawei, algo que pode comprometer o lançamento dos modelos no mercado. Como o banimento das relações comerciais entre Huawei e corporações americanas ainda está em vigor, a Huawei terá de colocar os celulares no mercado sem acesso à Google Play Store e serviços fornecidos do Google.

Do ponto de vista do hardware, os três Mate 30 apresentam uma cara diferente: o Mate 30 Pro ostenta um notch mais pronunciado e uma tela curva como aquela presente nos telefones mais caros da Samsung há alguns anos. Já o Mate 30 tem notch menor, algo que pode indicar conjunto de sensores e câmeras dianteiras mais simples, além de uma tela sem curva.

Mate 30 (esquerda) e versão Porsche Design também apareceram nos vazamentos — Foto: Reprodução/Evan Blass

Por fim, o Mate 30 Lite dispensa completamente o notch e ostenta câmera frontal num “furo” no canto superior esquerdo da tela. Já a edição Porsche Design da linha parece ser inspirada no Mate 30 Pro.

Versão Lite tem frontal sem notch e perspectiva de hardware mais simples — Foto: Reprodução/Evan Blass

Em termos de ficha técnica, espera-se que Mate 30 e Mate 30 Pro usem os novos processadores Kirin 990, fruto de processo em 7 nanômetros e com potencial de suporte à internet 5G, já que a Huawei tem versões desse processador com modem de redes de quinta geração. Mais simples, o Mate 30 Lite teria o Kirin 810, CPU intermediária do portfólio da Huawei no momento.

Em termos de câmeras, especula-se que o Mate 30 Pro venha com quatro sensores: duas câmeras de 40 megapixels, uma de 8 MP e um sensor de profundidade, tudo complementado por lentes Zeiss.

Huawei P30 Pro chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Huawei P30 Pro chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Mais do TechTudo