Por Fernando Sousa, para o TechTudo


A IFA 2019 vai começar. A feira é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, acontece anualmente em Berlim, na Alemanha, e reúne as principais fabricantes de eletrônicos, celulares e informática. Neste ano, são aguardados apresentações e lançamentos de marcas como Nokia, Samsung, Intel, Acer, Asus, LG, Sony e mais empresas. A feira ocorre entre os dias 6 e 11 de setembro, mas as conferências começam já nesta quarta-feira (4). Veja, a seguir, as principais expectativas para IFA 2019. A lista reúne alguns rumores e outros aparelhos já confirmados.

IFA reúne as principais fabricantes de eletrônicos e celulares do mundo em Berlim anualmente — Foto: Thássius Veloso/TechTudo IFA reúne as principais fabricantes de eletrônicos e celulares do mundo em Berlim anualmente — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

IFA reúne as principais fabricantes de eletrônicos e celulares do mundo em Berlim anualmente — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

Processadores

A AMD, que recentemente lançou os processadores da Ryzen 3000, não deve apresentar muitas novidades na IFA 2019. Já Intel deve aproveitar a feira para trazer mais informações sobre seus novos processadores de 10ª geração, os chamados Ice Lake e Comet Lake. Entre os destaques dos novos processadores, vale citar a conectividade Wi-Fi 6 Gig+ e suporte para até quatro portas Thunderbolt 3.0, padrão mais rápido em relação ao USB 3.0. Os computadores equipados com os chips também podem contar com SSDs Intel Optane, que prometem acelerar o sistema para inicializar de forma mais rápida, por exemplo.

Informática

A Intel prometeu recentemente que diversos notebooks chegariam ao mercado até o fim de 2019 com os seus novos processadores. Não à toa, as expectativas são que fabricantes como Acer, Dell, Asus e HP apresentem novos laptos na IFA 2019.

A Acer fará uma coletiva de imprensa no dia 4 de setembro e deve revelar os novos laptops da linha Predator, que são voltados ao público gamer, além dos novos Swift 3 e Swift 5. Já a Dell pode apresentar modelos dos notebooks XPS 13 e Inspirion.

Acer lança Predator Helios 500 e Swift 5; conheça os modelos

Acer lança Predator Helios 500 e Swift 5; conheça os modelos

A Lenovo já anunciou que durante a IFA vai apresentar sua nova linha de tablets, mas em edições anteriores da feira a empresa utilizou sua conferência para anunciar novos notebooks da linha Yoga. Então, é possível imaginar mais novidades durante o evento de 2019.

Qual a melhor fabricante: Samsung ou Motorola? Opine no Fórum do TechTudo

Nokia

A HMD Global, que atualmente responde pelas operações da Nokia, deve trazer o Nokia 2720 de volta depois de mais de dez anos. Segundo rumores, a empresa deve apostar na nostalgia e lançar a nova versão do celular com flip, dessa vez com suporte a dois chips e 4G. O novo modelo apareceu em registros da agência de telecomunicações da China, que equivale à Anatel no Brasil, mas a fabricantes ainda não confirmou informações a respeito de suas especificações.

Nokia 2720 pode ganhar nova versão na IFA 2019 — Foto: Divulgação/Nokia Nokia 2720 pode ganhar nova versão na IFA 2019 — Foto: Divulgação/Nokia

Nokia 2720 pode ganhar nova versão na IFA 2019 — Foto: Divulgação/Nokia

TVs

Uma empresa que já revelou que vai utilizar a IFA 2019 para apresentar novidades é a fabricante japonesa Sharp. O principal lançamento da marca deve ser uma smart TV de 120 polegadas com resolução 8K que, segundo a Sharp, será a maior TV com tamanha resolução do mundo. Novidades da Panasonic com sua linha Lumix também são aguardadas, já que a sede da empresa na Europa é na Alemanha.

Uma TV de tecnologia laser da Hisense, que é uma fabricante popular na América do Norte, também é aguardada, já que a própria fabricante já lançou comunicado à imprensa mencionando o modelo. A LG vai apresentar novos projetores 4K da linha CineBeam, mas novos televisores com tecnologia OLED também são aguardados.

Caixas de som e fones de ouvido

A marca de áudio Sennheiser foi confirmada como parceira da IFA em 2019, o que, segundo especialistas, pode render diversos anúncios durante a edição da feira neste ano. Já a Sony, com conferência marcada para o dia 5 de setembro, deve revelar novos de televisores e fones de ouvido da série 1000X.

No dia 6 de setembro, uma conferência de imprensa da Harman também deve apresentar novidades com novos dispositivos da JBL e Harman Kardon, segundo comunicado da fabricante subsidiária da Samsung.

Mais do TechTudo