Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Os incêndios na Amazônia foram usados como isca para atrair vítimas a falsas campanhas de doação no Instagram. Segundo uma reportagem do HuffPost, golpistas aproveitaram a comoção mundial em torno do tema para encorajar potenciais vítimas a doar dinheiro em uma plataforma online de arrecadação, além de curtir perfis e postagens com o objetivo de supostamente, contribuir para a causa do combate às queimadas.

As contas fraudulentas se espalharam entre publicações da hashtag #PrayforAmazonia e outras que ganharam tração nos últimos dias. Para aumentar a notoriedade, os perfis mencionavam falsas parcerias com ONGs de renome internacional, como a Rainforest Trust. Ainda segundo a reportagem, a entidade confirmou não ter apoiado nenhuma iniciativa similar no Instagram.

Criminosos usam incêndios na Amazônia como isca para golpes no Instagram — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Criminosos usam incêndios na Amazônia como isca para golpes no Instagram — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Criminosos usam incêndios na Amazônia como isca para golpes no Instagram — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em um dos casos, segundo a reportagem, um golpe atraiu milhares de dólares em doações por meio de uma campanha no site GoFundMe. De acordo com a plataforma, a página já foi retirada do ar e as vítimas serão reembolsadas - os criminosos não chegaram a sacar os valores provenientes da fraude.

Em outras situações, postagens mencionam que cada curtida em uma determinada foto equivaleria a um dólar destinado ao combate aos incêndios na Amazônia. Prints falsos de uma conversa com o cantor Justin Bieber também chegaram a circular na rede social como forma de atrair mais cliques. Esse tipo de estratégia costuma ter o objetivo de engordar o número de seguidores de uma conta que será colocada à venda, ou de criar uma base de potenciais vítimas para ataques futuros.

Golpes falsificam campanha de doação e mensagens com famosos para atrair vítimas — Foto: Reprodução/HuffPost Golpes falsificam campanha de doação e mensagens com famosos para atrair vítimas — Foto: Reprodução/HuffPost

Golpes falsificam campanha de doação e mensagens com famosos para atrair vítimas — Foto: Reprodução/HuffPost

Como se proteger

Golpes do tipo não são exclusividade da polêmica envolvendo as queimadas na Amazônia. Campanhas falsas com objetivo criminoso são comuns no Instagram e podem aparecer também na forma de mensagens privadas, comentários e até anúncios no feed – ou seja, mesmo que o usuário não faça buscas sobre uma determinada hashtag em alta no momento.

Ao HuffPost, uma representante do Facebook, proprietário do Instagram, disse que esquemas como os identificados pela publicação “violam nossas políticas e removeremos as contas e o conteúdo que os promoverem”. Para se proteger é preciso sempre checar a veracidade de campanhas de arrecadação nos sites oficiais das instituições mencionadas. Além disso, é importante ver se a conta que pede doações tem selo de verificado.

Via HuffPost

Como descobrir quem deixou de te seguir no Instagram

Como descobrir quem deixou de te seguir no Instagram

Mais do TechTudo