Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Instagram anunciou nesta quarta-feira (18) novas regras que limitam posts sobre produtos de emagrecimento ou procedimentos estéticos. A rede social deixará de mostrar esse tipo de conteúdo para usuários com menos de 18 anos quando a postagem incentiva a compra ou traz o preço na legenda. A restrição será ainda maior para fotos e vídeos mencionando dietas “milagrosas”: publicações monetizadas de qualquer forma, seja com patrocínio ou código de desconto, serão removidas completamente da plataforma.

A tendência é que sejam afetados principalmente posts de celebridades que trazem publicidade de como sucos, chás e pirulitos com efeito laxante, entre outras soluções para emagrecer com promessas duvidosas. O mesmo vale para intervenções estéticas sem recomendação médica. A medida visa promover a saúde mental dos usuários e valerá também para o Facebook.

Instagram vai limitar postagens promovendo dietas e intervenções estéticas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo Instagram vai limitar postagens promovendo dietas e intervenções estéticas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Instagram vai limitar postagens promovendo dietas e intervenções estéticas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como um dos critérios estabelecidos pelo Instagram é que o material seja promocional, ficam de fora da limitação as publicações que falem sobre dieta, mas que tenham o objetivo de gerar conscientização. Usuários poderão ajudar na filtragem por meio da ferramenta de denúncias, que passará a contar, na próxima atualização do app, com uma opção específica para publicidade de produtos dietéticos ou estéticos.

Em nota à imprensa, a gerente de política pública do Instagram Emma Collins disse que o objetivo é “reduzir a pressão que as pessoas às vezes podem sentir como resultado das mídias sociais. Acreditamos que esse é um passo positivo na proteção das pessoas no Instagram”, completa.

Celebridades e influencers são alvos constantes de críticas pela prática de posts de publicidade sobre dietéticos. Além de questões como a influência de famosas sobre compras do público jovem (que é considerado mais vulnerável na Internet), pessoas levantam suspeitas de que as celebridades não consomem de fato os produtos que anunciam nas redes sociais.

Produtos dietéticos podem provocar graves problemas psicológicos e de saúde, de forma que influencers são criticadas por divulgar os produtos sem considerar seus efeitos sobre as outras pessoas. Uma publicação da empresária Kim Kardashian, no início do ano passado, repercutiu o debate de segurança quanto a "dietas milagrosas" nas redes sociais. O post em questão era publicidade de um pirulito inibidor de apetite.

Na legenda, a influencer incentivava outros usuários a comprar o produto com um código de desconto Kim Kardashian, disponível para os 500 primeiros clientes. Diante das críticas, a empresária deletou o texto da legenda e substituiu apenas por um emoji de pirulito.

Como colocar música no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.

Como ativar ou desativar notificações de lives em um perfil do Instagram

Como ativar ou desativar notificações de lives em um perfil do Instagram

Mais do TechTudo