Sistemas operacionais

Por Rubens Achilles, da Redação


O iOS 13, próximo sistema operacional do iPhone, será lançado no dia 19 de setembro. A informação foi revelada pela Apple com o anúncio do iPhone 11, o iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max nesta terça-feira (10), na Califórnia. Os smartphones já serão enviados com o novo software — veja como baixar a versão beta e testar o sistema antes do lançamento. No mesmo dia, deve ser disponibilizado o watchOS 5 para os smartwatches da marca. O iPadOS, nova versão do sistema anunciada para o iPad, chega no dia 30 de setembro, junto com o iOS 13.1, que também já está em fase de testes. O macOS Catalina, que roda no Mac, deve chegar em outubro.

O novo sistema do iPhone só estará disponível em modelos a partir do iPhone 6S. A Apple resolveu deixar de oferecer suporte para o iPhone 6 e celulares mais antigos. Os dispositivos mais recentes, incluindo o iPhone XS e o XR, lançados em 2018, também poderão baixar a atualização, que tem como destaques o modo escuro, aprimoramentos em privacidade e aplicativos nativos repaginados.

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O iOS 13 foi revelado pela Apple durante a WWDC 2019, em junho. A privacidade dos seus usuários é um dos focos do sistema, que conta ainda com o "Sign in with Apple", recurso similar a formas de login com Facebook e Google, por exemplo. Com ele, no entanto, os aplicativos e sites não têm acesso ao e-mail do usuário, mas sim a um endereço único que encaminha o conteúdo para o destino final.

iOS 13 traz novos recursos, como o modo escuro, que deixa a interface do sistema baseada em tons de preto e cinza — Foto: Reprodução/Apple iOS 13 traz novos recursos, como o modo escuro, que deixa a interface do sistema baseada em tons de preto e cinza — Foto: Reprodução/Apple

iOS 13 traz novos recursos, como o modo escuro, que deixa a interface do sistema baseada em tons de preto e cinza — Foto: Reprodução/Apple

Outra função aguardada é o modo escuro, que deixa toda a interface do sistema operacional baseada em cores escuras, como preto e cinza, preservando a visão do usuário e economizando energia. Além disso, o iOS 13 promete aplicativos mais rápidos, com atualizações e arquivos de instalação menores, além de novidades em apps nativos, como o novo Buscar, que une os antigos "Buscar meu iPhone" e "Amigos" em um só programa.

iOS realmente vale a pena ou é status? Comente no Fórum do TechTudo

iPhone 11 em mãos: saiba preço e tudo sobre o lançamento da Apple de 2019

iPhone 11 em mãos: saiba preço e tudo sobre o lançamento da Apple de 2019

Mais do TechTudo