Celulares

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Donos de iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max poderão perceber mais lentidão no telefone com o passar do tempo. A Apple decidiu reinstituir um ajuste no aparelho que o deixa mais devagar para prevenir panes gerais, mudança que revive uma polêmica de 2017: os celulares da marca ficavam mais lentos em função do desgaste natural da bateria, o que motivou um programa de troca e diversas ações judiciais ao redor do mundo. O recurso está disponível nos smartphones de 2018 com iOS 13.1, liberado na terça-feira (24).

Ainda não há informações sobre o iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max. Os modelos mais recentes ganharam um novo mecanismo que prometer dar sobrevida à bateria.

iPhone XR com bateria gasta vai ficar mais lento com o iOS 13 — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo iPhone XR com bateria gasta vai ficar mais lento com o iOS 13 — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

iPhone XR com bateria gasta vai ficar mais lento com o iOS 13 — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

A medida chega como uma forma de amenizar o desgaste natural da bateria. De acordo com a Apple, as perdas de performance só devem ocorrer a partir do momento em que o sistema detecta que o componente está abaixo de 80% de sua capacidade total.

Acusada de promover a obsolescência programada, o recurso é uma resposta da Apple à polêmica instaurada em 2017, após usuários do Reddit perceberem que seus celulares estavam com a velocidade limitada por uma limitação de software. A partir de então, a fabricante aplicou uma solução para evitar que a performance fosse reduzida.

Quem preferir contornar o problema pode recorrer à troca da bateria, serviço de manutenção oferecido pela Apple. No Brasil, a marca cobra R$ 449 pela troca do componente no iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max caso estejam fora da garantia.

iPhone 11 em mãos: saiba preço e tudo sobre o lançamento da Apple de 2019

iPhone 11 em mãos: saiba preço e tudo sobre o lançamento da Apple de 2019

Com informações: 9to5Mac, The Verge e Apple (1/2)

Mais do TechTudo