Internet

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O cantor e compositor Lupicínio Rodrigues faria 105 anos nesta segunda-feira (16). Por isso, o Doodle na página inicial do Google homenageia o artista com a ilustração do sambista com o microfone na mão, substituindo as letras "oo" da logo do buscador. Ao lado de Lupicínio há um coração que se parte ao meio, em alusão ao samba “dor-de-cotovelo”, estilo que ele inventou e pelo qual ficou conhecido. Como de costume, o clique no conteúdo leva o usuário a uma lista de resultados de busca relacionados ao cantor.

Aniversário de 105 anos do cantor e compositor Lupicínio Rodrigues é tema do Doodle do Google — Foto: Reprodução/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Lupicínio Rodrigues nasceu na cidade de Porto Alegre neste dia em 1914. Sua carreira começou cedo, com apenas 14 anos, idade em que ganhou um concurso com uma de suas primeiras composições, “Carnaval”. Sua obra virou sinônimo do estilo samba-canção, com ritmo lento e letras melancólicas sobre histórias de amor. Uma vez perguntado sobre sua fonte de inspiração, o artista disse que era sua própria vida. A fama lhe rendeu parcerias com grandes nomes da música nacional, como Elza Soares, Gilberto Gil e Jamelão.

Um de seus grandes sucessos é “Nervos de Aço”, gravada por Jamelão e famosa também nas vozes de Paulinho da Viola e Gal Costa. Ele também compôs as músicas "Nunca" e "Esses moços", além do hino do Grêmio, clube do qual era torcedor. Atualmente, suas canções mais ouvidas no Spotify são “Loucura”, “Castigo”, “Judiária”, “Homenagem” e “Prá São João Decidir”.

O sambista morreu na capital gaúcha em 1974, aos 59 anos. Em 1994, o governo do Rio Grande do Sul comemorou o Ano Cultural Lupicínio Rodrigues em homenagem aos seus 80 anos. No seu centenário, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a ele o título in memoriam de Cidadão Emérito.

Via Google

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Mais do TechTudo