Internet

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Google Lens é uma ferramenta utilizada para reconhecer objetos físicos e lugares, escanear textos e buscar produtos em lojas online, a partir da câmera do seu celular. É possível utilizar o serviço pelo Google Assistente na maioria dos smartphones Android, pelo Google Fotos e no aplicativo Google Lens, disponível também para iPhone (iOS). Ao tirar uma foto com o recurso, o ambiente é analisado utilizando realidade aumentada e inteligência artificial. As informações da função são provenientes, principalmente, do banco de dados do Google.

Quer saber mais sobre Google Lens e como ativar o serviço no seu celular? Confira a seguir a lista de perguntas e respostas que a TechTudo preparou sobre o recurso.

Google Lens: ferramenta permite explorar objetos por inteligência artificial — Foto: Divulgação/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e como funciona?

O Google Lens é um aplicativo de reconhecimento de imagens que disponibiliza informações para o usuário a partir de inteligência artificial. Para utilizar a ferramenta com o Google Fotos, por exemplo, é necessário capturar a imagem, acessar o app e acionar a função. O recurso também está disponível pelo Google Assistente para o sistema Android 5.0 ou superior, mas vale verificar se seu dispositivo é compatível.

Google Lens pesquisa objetos dentro de fotos no Google Imagens — Foto: Divulgação/Google

O que é possível fazer com o recurso?

O Google Lens possui uma grande variedade de funções, como identificar objetos e lugares e trazer informações sobre produtos, comparar preços e informar onde encontrar o item analisado. A ferramenta também é capaz de traduzir textos a partir do Google Tradutor, conectar o celular ao Wi-Fi a partir da captura de uma imagem com o nome da rede e senha, verificar códigos de barras e códigos QR em produtos e coletar informações de contato por meio da foto, do número de telefone e endereço.

Google Lens tem modo Compras para encontrar produtos no e-commerce — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Confira a seguir uma lista com funções populares do Google Lens:

  • Vestuário e artigos domésticos: localiza os nomes dos produtos, e ainda oferece opções semelhantes. Também mostra as lojas para comprá-los;
  • Códigos de barras: é possível utilizá-lo para encontrar informações sobre um produto, como e onde comprá-lo;
  • Cartão de visita: salve o número de telefone ou endereço em um contato a partir da captura de fotos dos dados;
  • Livros, músicas e filmes: tirando uma foto da capa de um livro, um trecho de música ou de um cartaz de um filme, o Google Lens fornece comentários sobre o tema e informações sobre o objeto;
  • Edifício ou ponto de referência: veja fatos históricos, endereços e horários de funcionamento;
  • Planta ou animal: identifica as raças e espécies.

Como ativar e usar?

Para ativar o recurso pelo Google Assistente, basta seguir três passos.

Passo 1. Pressione o botão home do smartphone ou procure pelo assistente virtual do Google no seu celular. Quando o programa abrir na parte inferior da tela, toque nas bolinhas coloridas e depois no ícone do Lens;

Veja como acionar o Google Lens pelo Google Assistente — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Passo 2. Ative a Câmera para usar o Lens. Depois, é só fazer a captura;

Ative a câmera para utilizar o Google Lens — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Passo 3. Para ativar o recurso no Google Fotos, é preciso tirar a foto com a câmera, abrir o arquivo pelo Google fotos e tocar no ícone do Lens. Para saber mais informações sobre o produto, toque em Pesquisar;

Google Fotos permite usar o Lens — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Passo 4. Para utilizar o Google Lens pelo aplicativo, aponte a câmera do smartphone para objetos e locais. Toque no obturador para identificar informações sobre eles.

O Google Lens realiza traduções a partir de fotos — Foto: Reprodução/Marcela Franco

O Google Lens possui ícones na parte superior da tela com as opções de quais recursos deseja usar. Toque na lupa se deseja pesquisar sobre o produto ou no caderno se pretende digitalizar algum texto. Para traduzir, escolha a última opção à esquerda e tire a foto. Para comparar preços e descobrir onde achar determinado produto, toque no ícone de carrinho de compras; e para ver detalhes sobre um prato ou cardápio, toque no garfo e faca.

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente supera Siri no iPhone? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo