Jogos de RPG

Por Gustavo Lima de Almeida, para o TechTudo


Old School Runescape é uma versão do MMORPG clássico Runescape, jogo em java para computadores que fez bastante sucesso no começo dos anos 2000. Além de rodar nos computadores, o game também está disponível para download de graça nos celulares Android e iPhone (iOS). Assim como em outros jogos do gênero, o objetivo é criar um personagem e se aventurar pelo mundo enquanto interage com outros players. Veja, a seguir, tudo sobre Old School RuneScape.

O MMORPG mais duradouro da história também está disponível nos celulares — Foto: Divulgação/Jagex O MMORPG mais duradouro da história também está disponível nos celulares — Foto: Divulgação/Jagex

O MMORPG mais duradouro da história também está disponível nos celulares — Foto: Divulgação/Jagex

Inicialmente lançado em 2007 como um servidor independente de Runescape, o jogos recebeu uma versão nova em fevereiro de 2013 com algumas melhorias e atualizações dentro do game. Em outubro do ano passado, uma versão de Old School Runescape foi lançada para celulares, trazendo pela primeira vez o game para os smartphones. Além disso, o título tem compatibilidade multiplataforma, ou seja, você pode migrar seu personagem do mobile para o PC e vice-versa. O jogo está disponível para download grátis na Google Play e na App Store.

Controles

Diferente da versão para computadores, a edição mobile de Old School RuneScape tem uma interface específica para facilitar a jogabilidade, contendo algumas funções disponíveis por ícones, uma vez que não há mouse e teclado para jogar. A maioria das funções podem ser realizadas com toques na tela.

A versão mobile contém várias funções na interface que facilitam o uso — Foto: Reprodução/Jagex A versão mobile contém várias funções na interface que facilitam o uso — Foto: Reprodução/Jagex

A versão mobile contém várias funções na interface que facilitam o uso — Foto: Reprodução/Jagex

A função de construir, por exemplo, funciona bem nas versões mobile. É possível iniciar a tarefa, deixar o celular de lado enquanto faz outra coisa e voltar quando o processo estiver concluído. Os itens adquiridos também podem ser coletados com apenas um toque. No entanto, A falta do teclado pode prejudicar os jogadores que não gostam de muitas informações na tela. Como não há opção de inserir atalhos, os comandos fica espalhados pela interface.

HD ou SSD para games: o que é melhor? Confira no Fórum do TechTudo

Gráficos

Old School Runescape é baseado na versão do jogo de 2007 — Foto: Reprodução/Jagex Old School Runescape é baseado na versão do jogo de 2007 — Foto: Reprodução/Jagex

Old School Runescape é baseado na versão do jogo de 2007 — Foto: Reprodução/Jagex

Como se baseia em uma versão de 2007, os gráficos são simples e podem parecer pouco trabalhados para se jogar em 2019, mas é exatamente essa nostalgia que essa versão do game planeja causar. Caso você seja um jogador que viveu os primeiros anos de Old School RuneScape, essa pode ser uma boa oportunidade de reviver a experiência.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo