Celulares

Por Anna Kellen Bull*, da IFA 2019 — em Berlim


O LG G8X ThinQ é um novo celular superpotente com tela dupla que permite a realização de várias tarefas ao mesmo tempo. Anunciado pela marca sul-coreana na IFA 2019, feira de Berlim que começou na última semana, o aparelho chama a atenção pelo display OLED de 6,4 polegadas compatível com LG Dual Screen – uma capinha estilo laptop lançada durante a MWC 2019 que duplica a tela do smartphone. Além disso, o modelo é equipado com um Cover Display adicional de 2,1 polegadas na parte frontal.

Sua ficha técnica avançada inclui processador Qualcomm Snapdragon 855, memória RAM de 6 GB e armazenamento interno de 128 GB (expansível até 2 TB por microSD). O aparelho tem lançamento previsto para até o final de 2019 no Brasil, porém o preço ainda não foi divulgado. O TechTudo esteve com o LG G8X ThinQ em mãos no evento e conta as primeiras impressões sobre ele nas linhas a seguir.

Testamos o LG G8X ThinQ, celular com duas telas e ficha técnica potente

Testamos o LG G8X ThinQ, celular com duas telas e ficha técnica potente

Para começo de conversa, vale citar que o G8X ThinQ é composto por dois produtos separados, vendidos como um só pacote. A case Dual Screen funciona como uma extensão para o painel do smartphone. A vantagem do recurso é realizar várias tarefas ao mesmo tempo: é possível assistir a vídeos no YouTube em um lado, enquanto conversa no WhatsApp do outro, por exemplo. O usuário pode ainda abrir a capinha em até 360º e utilizar o celular como se fosse um notebook. Quando a segunda tela não é necessária, há a possibilidade de destacá-la e manter somente um display para uso separado.

O LG Dual Screen chega com mudanças positivas em relação à versão anterior, que foi apresentada junto com o LG V50 ThinQ na MWC 2019. O maior destaque é a alteração da conexão da dobradiça com o celular, que agora é ligada por meio de USB tipo C em vez do Bluetooth do modelo antecessor – isso significa que há menos atraso entre as duas telas.

LG G8X ThinQ é o novo celular com duas telas anunciado na IFA 2019 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo LG G8X ThinQ é o novo celular com duas telas anunciado na IFA 2019 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

LG G8X ThinQ é o novo celular com duas telas anunciado na IFA 2019 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Uma aplicação útil do display duplo é na hora das selfies: ao entregar o celular para alguém fotografar, é possível virar a tela para a sua direção e ver a composição da foto em tempo real. Outra função interessante do recurso é utilizar o display inferior como teclado em tela cheia e o outro lado apenas como monitor – no melhor estilo notebook. Por fim, o usuário pode ainda usar o segundo display como joystick e jogar seus games preferidos com mais comodidade.

Embora o suporte a aplicativos externos seja quase inexistente, os apps da LG são compatíveis com a tecnologia e permitem que o usuário use as duas telas simultaneamente. Um exemplo prático é que, na galeria de fotos do celular, você pode ver as miniaturas à esquerda, enquanto visualiza as imagens em tamanho real à direita.

LG G8X ThinQ vem com a capinha Dual Screen, que duplica a tela do smartphone — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo LG G8X ThinQ vem com a capinha Dual Screen, que duplica a tela do smartphone — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

LG G8X ThinQ vem com a capinha Dual Screen, que duplica a tela do smartphone — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Aprender como usar todas as funções com o LG Dual Screen nem sempre é lógico. Possivelmente, há uma curva de aprendizado e o usuário deve levar algum tempo até entender o funcionamento da novidade. Para mudar o conteúdo de um display para o outro, por exemplo, é necessário dar um toque de três dedos na tela.

Além de duas telas, o modelo conta ainda com um Cover Display extra de 2,1 polegadas na parte frontal. A tecnologia serve para que o usuário consiga visualizar a hora, data, nível de carga da bateria e notificações, sem a necessidade de abrir a Dual Screen. Porém, o acessório conta com acabamento espelhado super-reflexivo, o que pode dificultar a visualização dessas informações.

 LG G8X ThinQ pode ser usado como smartphone de uma tela só — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo  LG G8X ThinQ pode ser usado como smartphone de uma tela só — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

LG G8X ThinQ pode ser usado como smartphone de uma tela só — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Em relação ao design, o aparelho segue com a identidade visual da LG encontrada em outros telefones populares da marca, com construção sólida e bom acabamento. Suas dimensões de 159,3 x 75,8 x 8,4 mm, com peso de 192 g, não conferem uma boa pegada ao dispositivo. Além de ser pesado, ele não foi feito para o uso com uma mão e é um pouco desconfortável manuseá-lo quando está aberto com as duas telas em atividade.

Por outro lado, a LG investiu na resistência do aparelho e adotou certificado militar MIL-STD 810G, que confere proteção a impactos e temperaturas altas e baixas. Há ainda a certificação IP68, que protege o celular contra água, mesmo se submerso a 1,5 metro, por 30 minutos.

 Parte frontal espelhada do LG G8X ThinQ — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo  Parte frontal espelhada do LG G8X ThinQ — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Parte frontal espelhada do LG G8X ThinQ — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Falando em desempenho, no coração do LG G8X ThinQ bate o processador Qualcomm Snapdragon 855, em conjunto com 6 GB RAM e 128 GB de armazenamento interno (expansível em até 2 TB em microSD). As especificações são suficientes para usuários avançados, que curtem realizar várias atividades ao mesmo tempo no telefone, além de ser possível jogar games pesados. Em nossos testes, o aparelho foi capaz de rodar vários aplicativos simultaneamente sem qualquer engasgo ou lentidão.

Para os amantes de fotografia, o celular também promete fazer bonito. São três câmeras: duas traseiras, uma de 12 megapixels (F1.8 / 1.4μm / 78˚) e outra super wide de 13 MP (F2.4 / 1.0μm / 136˚); e uma lente frontal, de 32 MP (F1.9 / 0.8μm / 79˚). As fotos e selfies tiradas durante o evento apresentaram boa qualidade, com definição e cores difíceis de colocar defeito. Porém, como o ambiente da feira era bastante iluminado, seriam necessários testes mais profundos com diferentes intensidades de luz antes de dar um veredicto final.

 LG G8X ThinQ pode ser usado como joystick em uma das telas — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo  LG G8X ThinQ pode ser usado como joystick em uma das telas — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

LG G8X ThinQ pode ser usado como joystick em uma das telas — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Ainda no quesito fotografia, o LG G8X ThinQ conta com o recurso de Time Lapse 4K, para gravar imagens em câmera lenta com resolução 4K; a função LG Steady Cam, que promete mais estabilidade; e, por fim, uma funcionalidade inédita, que permite mudar as câmeras frontais e traseiras durante a gravação de vídeos.

O celular conta com um sensor de impressão digital integrado à tela, o que torna o bloqueio e o desbloqueio mais fácil, mesmo quando a Dual Screen está fechada. Sua ficha técnica inclui ainda bateria de 4.000 mAh, sistema operacional Android 9.0 Pie (com a plataforma LG UX 9.0) e dois alto-falantes de 1.2 W com som estéreo. Disponível na cor Aurora Black (preto), o LG G8XThinQ chega ao Brasil até o final de 2019.

*A jornalista viajou para a Alemanha a convite da Intel

Traseira do  LG G8X ThinQ — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Traseira do  LG G8X ThinQ — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Traseira do LG G8X ThinQ — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Qual é a melhor smart TV da LG? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo