Por Anna Kellen Bull*, da IFA 2019 — em Berlim


O Nokia 2720, telefone com formato flip clássico dos anos 2000, está de volta com ar repaginado. A HMD Global, corporação que detém a marca Nokia, anunciou o celular nostálgico durante a IFA 2019, feira de eletrônicos que ocorre em Berlim esta semana, junto com Nokia 800 Tough (o novo tijolão) e outros smartphones. Na ficha técnica do 2720, estão duas telas (interna de 2,8 polegadas e externa de 1,3 polegadas), conexão com redes 4G, acesso ao WhatsApp, Facebook e Google Assistente, além de bateria para 28 dias em stand by.

O TechTudo esteve com o aparelho retrô em mãos e contou as primeiras impressões sobre ele a seguir. O Nokia 2720 chega às lojas do exterior ainda no mês de setembro e deve custar cerca de 89€ (aproximadamente R$ 403, em conversão direta e sem impostos). Por enquanto, não há informações sobre preço ou data de lançamento no Brasil.

Nokia 800 Tough, o tijolão indestrutível, e Nokia 2720; conheça as novidades

Nokia 800 Tough, o tijolão indestrutível, e Nokia 2720; conheça as novidades

O Nokia 2720 Flip pode ser considerado uma ressurreição do 2720 original, lançado em 2009. Com design de concha, o telefone conta com uma tela externa de 1,3 polegadas (240x240), que mostra notificações com o aparelho fechado; e um display maior, de 2,8 polegadas (QVGA), que é o principal, na parte interna. O aparelho definitivamente não é a escolha certa para quem curte assistir a filmes ou séries pelo celular: a tela reproduz imagens bem simples. Cores, contraste e brilho são mais equiparáveis com o que era visto nos telefones antigos do que nos smartphones modernos.

Ambas as telas não contam com tecnologia touchscreen, por isso, toda digitação e comandos são feitos por meio do teclado físico/alfanumérico. Digitar também não é uma tarefa fácil para usuários que estão acostumados com celulares atuais. É preciso exercitar a paciência para apertar várias vezes o mesmo número até encontrar a letra desejada e formar uma palavra ou frase. Um ponto positivo é que as teclas são grandes e espaçadas, o que evita possíveis enganos durante a digitação. Além disso, o material emborrachado é bastante confortável e confere uma boa pegada ao dispositivo.

Nokia 2720 é o novo telefone no formato flip lançado na IFA 2019 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Nokia 2720 é o novo telefone no formato flip lançado na IFA 2019 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Nokia 2720 é o novo telefone no formato flip lançado na IFA 2019 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

São dois tamanhos possíveis: dimensões de 54.5 x 104.8 x 18.7 mm, quando o telefone está fechado; e 54.5 x 192.7 x 11.6 mm, quando aberto. Seu peso de 118 g contribui no quesito conforto, e você não deve encontrar dificuldades para colocá-lo na bolsa ou bolso, por exemplo, quando estiver com o flip fechado.

Para usuários que curtem fotos, vale destacar que o modelo é equipado com uma câmera de 2 megapixels, com flash acoplado. Novamente, como o foco aqui é a nostalgia, é importante não esperar muito no quesito de fotografia. As imagens produzidas pelo Nokia 2720 são simples e muito aquém do que estamos acostumados a ver em smartphones modernos.

Nokia 2720 aberto; novo celular no formato flip foi lançado na IFA — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Nokia 2720 aberto; novo celular no formato flip foi lançado na IFA — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Nokia 2720 aberto; novo celular no formato flip foi lançado na IFA — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Por dentro, o modelo é equipado pelo sistema operacional KaiOS, processador Qualcomm 205 e memória RAM de 512 MB. As especificações supermodestas devem ser suficientes apenas para tarefas simples do dia a dia, como responder mensagens rápidas ou realizar chamadas de voz. Falando em enviar mensagens, o Nokia 2720 conta com suporte à Google Assistente para fazer ligações ou escrever textos por meio de comandos de voz, sem precisar digitar. Ele também é compatível com outros aplicativos populares, como WhatsApp e Facebook.

Para guardar fotos e outros arquivos, o modelo oferece 4 GB de armazenamento interno (expansível até 32 GB). Sua ficha técnica traz ainda bateria de 1.500 mAh, com promessa de duração de até 28 dias no modo stand by.‌ Outros recursos incluem Bluetooth 4.0, entrada para fone de ouvido de 3,5 mm e uma lanterna. É possível também usar o telefone como um ponto de acesso para compartilhar a conexão 4G. Por fim, há um botão de emergência que envia mensagens e liga para cinco contatos de confiança em caso de possíveis acidentes.

*A jornalista viajou para a Alemanha a convite da Intel

Teclado do Nokia 2720, telefone lançado na IFA 2019 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Teclado do Nokia 2720, telefone lançado na IFA 2019 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Teclado do Nokia 2720, telefone lançado na IFA 2019 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Mais do TechTudo