Celulares

Por Anna Kellen Bull*, da IFA 2019 — em Berlim


A categoria de "telefone tijolão" tem um novo representante de peso: o Nokia 800 Tough. Anunciado pela fabricante finlandesa na última quinta-feira (5), o celular chega com a promessa de ser "indestrutível" ao resistir à água, poeira, impactos e temperaturas extremas – graças às certificações IP68 e MIL-STD-810G (militar). Sua ficha técnica inclui ainda lanterna, bateria para 43 dias em stand by e uma alça para amarrar cabos e cordas no aparelho e, assim, impedir possíveis quedas.

O Nokia 800 Tough está presente na IFA 2019, feira de eletrônicos que ocorre em Berlim, e o TechTudo traz as primeiras impressões sobre o aparelho a seguir. Vale citar que o telefone chega às lojas do exterior a partir de outubro por 109 euros (cerca de R$ 490 em conversão direta e sem impostos). Por enquanto, não há previsão de lançamento no Brasil.

Nokia 800 Tough, o tijolão indestrutível, e Nokia 2720; conheça as novidades

Nokia 800 Tough, o tijolão indestrutível, e Nokia 2720; conheça as novidades

"Tijolão" inquebrável?

Começamos com o ponto alto e mais impactante da ficha técnica do Nokia 800 Tough: sua resistência e durabilidade. O telefone claramente é destinado aos usuários que trabalham em funções e em ambientes hostis, assim como os modelos da marca Caterpillar.

O lançamento é construído com certificações IP68 e MIL-STD-810G (militar), o que confere proteção à água, poeira e quedas de até 1,8 metro. Em nossos testes, jogamos o Nokia 800 Tough no chão algumas vezes e batemos sua carcaça na mesa. O objetivo, então, foi alcançado: o grandalhão saiu ileso e sem arranhões.

Nokia 800 Tough: celular chega com a promessa de ser "indestrutível" — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Nokia 800 Tough: celular chega com a promessa de ser "indestrutível" — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Nokia 800 Tough: celular chega com a promessa de ser "indestrutível" — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Design e especificações

Disponível nas cores preta ou areia, o telefone surpreende pela aparência robusta e "agressiva". Com dimensões de 14,54 (altura) x 6,21 (largura) x 1,611 cm (espessura) e peso de 161 g, o Nokia 800 cabe facilmente nas mãos ou nos bolsos e não é tão pesado quanto aparenta. Virando o aparelho, a parte traseira é revestida com um acabamento emborrachado, com aspecto suave e que tem aderência na pele. Isso faz com que ele fique mais firme nas mãos e pode diminuir as chances de escorregar e espatifar no chão, embora a queda não seja um problema para o Nokia 800 Tough.

Nokia 800 Touch cabe facilmente nas mãos ou nos bolsos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Nokia 800 Touch cabe facilmente nas mãos ou nos bolsos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Nokia 800 Touch cabe facilmente nas mãos ou nos bolsos — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Outra característica que chama a atenção no design do novo Nokia é a presença do teclado alfanumérico. Em relação à digitação, as teclas são confortáveis de apertar e contam com distância adequeada uma da outra. A fabricante afirma que os botões são emborrachados para facilitar o manuseio durante serviços pesados ​​e ao usar luvas, por exemplo. É importante citar, porém, que paciência e prática devem ser necessárias para usuários que estão acostumados com teclas touch de smartphones modernos.

Teclado emborrachado marca presença no novo Nokia — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Teclado emborrachado marca presença no novo Nokia — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Teclado emborrachado marca presença no novo Nokia — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Sua ficha técnica traz ainda uma tela de 2,4 polegadas (6,1 cm) do tipo QVGA. As imagens nem de longe são indicadas para quem curte assistir a conteúdos pelo celular – o que não chega a ser um defeito porque esta não é proposta do modelo. O display reproduz cores, brilho e contraste em níveis bem básicos, bem diferente do que estamos acostumados a ver em smartphones atuais.

Outro quesito que pode decepcionar usuários com expectativa elevada – ou equivocada – é fotografia. O Nokia 800 Tough conta apenas com uma câmera traseira de 2 megapixels, com recurso de flash acoplado. As fotos tiradas com o telefone são bem básicas, então não é indicado esperar muito dele neste sentido.

Câmera traseira do Nokia 800 Tough — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Câmera traseira do Nokia 800 Tough — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Câmera traseira do Nokia 800 Tough — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O interior do dispositivo também é extremamente simples. Além de ser equipado com sistema operacional KaiOS, ele conta com processador Qualcomm 205, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento interno (com suporte para micro SD de até 32 GB). Os números podem ser suficientes para ações simples do dia a dia, como fazer chamadas e responder mensagens rápidas.

Vale lembrar que ele conta com suporte à rede 4G e possui aplicativos populares, como WhatsApp, Facebook e Google Maps. A Google Assistente também está presente e pode ser útil para realizar chamadas e enviar mensagens por comandos de voz, sem precisar digitar. Suas especificações incluem ainda bateria de 2.100 mAh, que promete até 43 dias de uso, fone de ouvido de 3,5 mm e rádio FM.

*A jornalista viajou para a Alemanha a convite da Intel

Conheça o Galaxy A90 5G, aposta da Samsung na feira de Berlim (IFA 2019)

Conheça o Galaxy A90 5G, aposta da Samsung na feira de Berlim (IFA 2019)

Mais do TechTudo