Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Xiaomi lançou nesta semana um carregador sem fio com potência de 30W. Alinhado à tecnologia presentada há pouco mais de uma semana, o acessório chega junto ao o Mi 9 Pro 5G, novo smartphone premium com processador Snapdragon 855 Plus e conectividade 5G. Segundo a fabricante, a base carregadora wireless permite reabastecer a bateria de 4.000 mAh do telefone em pouco mais de uma hora, marca oferecida normalmente apenas com carregadores tradicionais com fio.

O lançamento é exclusivo para o mercado chinês, com preço de 199 yuans (aproximadamente R$ 116 em conversão direta). A empresa não divulgou planos de trazer o dispositivo para o Brasil, onde comercializa produtos em parceria com a distribuidora brasileira DL.

Carregador sem fio da Xiaomi oferece 30W de potência — Foto: Divulgação/Xiaomi

Segundo a Xiaomi, o segredo para alcançar uma potência tão alta em um carregador sem fio está em um novo sistema de dissipação de calor. O carregador tem design vertical e usa um mecanismo de dutos para remover o ar quente e resfriar o celular enquanto recebe alta quantidade de energia em pouco tempo. A solução, de acordo com os chineses, é silenciosa e segura, pois não interfere na ação das bobinas de indução.

O carregador funciona no padrão Qi, o que significa que, apesar de se alinhar à potência do Mi 9 Pro 5G, ele pode ser usado em qualquer smartphone, relógio e demais eletrônicos que suportam esse tipo de recarga sem fio. Entre os celulares, quase todo Android de categoria premium e do iPhone 8 em diante são compatíveis.

Mais do TechTudo