Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


A aba "Seguindo" do Instagram, que informa as curtidas das pessoas seguidas pelo dono da conta, sumiu para alguns usuários. O problema começou a ser reportado em fóruns e redes sociais como Twitter desde o início de setembro. Procurado pelo TechTudo, o Instagram declarou que a remoção da aba faz parte de um teste temporário com algumas contas, mas ainda não há previsão de término: "Estamos sempre testando maneiras de melhorar sua experiência no Instagram".

Acessível a partir do ícone de coração, localizado na barra horizontal inferior, a aba "Seguindo" mostra toda a atividade de quem você segue, seja curtidas em fotos, comentários, além de usuários que a pessoa seguiu. Segundo o Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas na Internet, as buscas pelo termo "aba seguindo do Instagram sumiu" começaram em 4 de setembro.

Mudança experimental no Instagram remove aba "Seguindo" — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Mudança experimental no Instagram remove aba "Seguindo" — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Mudança experimental no Instagram remove aba "Seguindo" — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No lugar da aba "Seguindo", o aplicativo do Instagram exibe a seção "Atividade", em que é possível conferir as últimas interações do seu perfil. Notificações de novos seguidores, comentários e publicações são exibidas nessa página. Esses dados, por sua vez, ficavam localizados na aba "Você", ao lado de "Seguindo".

Acima, aba "seguindo"; abaixo, seção é substituída por "atividade" — Foto: Reprodução/TechTudo Acima, aba "seguindo"; abaixo, seção é substituída por "atividade" — Foto: Reprodução/TechTudo

Acima, aba "seguindo"; abaixo, seção é substituída por "atividade" — Foto: Reprodução/TechTudo

De acordo com relatos de usuários no Twitter, o problema independe do sistema operacional do aparelho e da versão do aplicativo do Instagram. O desaparecimento da aba foi notado tanto em iPhone (iOS) quanto em celulares Android. Ao que tudo indica, o teste acontece de acordo com a conta do Instagram, uma vez que pessoas com mais de um perfil na rede social comentaram que um deles perdeu a aba, enquanto o outro permaneceu normal.

Baixar APK é solução?

Em alguns fóruns, usuários comentaram que baixar um APK não-oficial com a versão anterior do aplicativo do Instagram resolve o problema. Conforme informado pela rede social ao TechTudo, porém, a remoção experimental pelo Instagram é irreversível. Isso significa que os usuários não podem retomar, por conta própria, a aba "Seguindo".

Vale ressaltar também que, quando alguém baixa aplicativos APK, expõe o dispositivo a uma série de ameaças externas, já que os programas alternativos não passam pelo processo de verificação feito pela Google Play Store. É possível, por exemplo, que o software tenha sido modificado sem que o desenvolvedor saiba para interceptar dados e infectar o aparelho com vírus. O aconselhável é esperar que o teste seja concluído para reaver a aba "Seguindo".

Como tirar foto oculta do Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como descobrir quem deixou de te seguir no Instagram

Como descobrir quem deixou de te seguir no Instagram

Mais do TechTudo