Placas

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A AMD anunciou a nova Radeon RX 5500, placa de vídeo de entrada da AMD com foco em eficiência. O lançamento chega para concorrer com a GeForce GTX 1650, da Nvidia, trazendo arquitetura RDNA de 7 nanômetros, até 8 GB de memória VRAM GDDR6 e suporte ao PCIe 4.0. Além disso, o produto promete velocidades de processamento até 1.845 MHz.

A placa fica disponível também em uma versão para notebooks, a RX 5500M. Esse modelo conta com especificações um pouco abaixo, e já está confirmado em laptops de marcas como MSI, Acer, HP e Lenovo. Ainda não há previsão da chegada das GPUs ao Brasil ou de preços no mercado nacional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Placa da AMD ainda não tem data nem preço confirmados, mas promete bom desempenho para rodar jogos até Full HD — Foto: Divulgação/AMD Placa da AMD ainda não tem data nem preço confirmados, mas promete bom desempenho para rodar jogos até Full HD — Foto: Divulgação/AMD

Placa da AMD ainda não tem data nem preço confirmados, mas promete bom desempenho para rodar jogos até Full HD — Foto: Divulgação/AMD

A RX 5500 é uma placa com 22 unidades computacionais, que por sua vez abrigam um total de 1.408 processadores stream. A placa pode operar a velocidades entre 1.717 e 1.845 MHz e contar com 4 ou 8 GB de memória RAM GDDR6. Essa memória é conectada ao chip gráfico por uma via de 128 bits. Com TDP de 150 Watts, relativamente alta para uma placa de entrada, a RX 5500 atinge ainda uma performance computacional de 5,2 teraflops, de acordo com a AMD.

Como é comum nesse tipo de lançamento, a fabricante trouxe dados de comparação entre sua nova placa e a principal rival. Segundo a prórpia AMD, a nova Radeon compete diretamente com a GeForce GTX 1650, entregando 135 FPS em Overwatch contra 89 FPS da rival. Já ao rodar Rainbow Six Siege, a diferença entre as duas também é grande, favorecendo a Radeon em 50 FPS.

Um pouco inferior, versão de laptops também deve competir com a GTX 1650 da Nvidia em notebooks — Foto: Divulgação/AMD Um pouco inferior, versão de laptops também deve competir com a GTX 1650 da Nvidia em notebooks — Foto: Divulgação/AMD

Um pouco inferior, versão de laptops também deve competir com a GTX 1650 da Nvidia em notebooks — Foto: Divulgação/AMD

Já a versão para notebooks, RX 5500M, traz especificações inferiores: são 4 GB de VRAM GDDR6, 22 unidades computacionais, 1.408 processadores stream e velocidades entre 1.448 e 1.645 MHz, além de TDP de 85 Watts.

Esse sacrifício em performance para reduzir o consumo fica evidente pela estimativa de desempenho computacional na opção para dispositivos portáteis, chegando a até 4.6 teraflops, número inferior ao oferecido pela GPU para desktop. A nova placa estará presente nos notebooks Alpha 15, da MSI, e em laptops de outras marcas, que ainda não foram divulgados.

Qual placa de vídeo eu deveria comprar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo