Notebooks

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Apple pode descontinuar os teclados do tipo "borboleta" em todos os MacBooks, a partir do modelo conhecido informalmente como MacBook 2020. A possível mudança foi revelada pelo analista e especialista da marca da maçã Ming-Chi Kuo, que já compartilhou diversas atualizações que a Apple pode vir a fazer em seus novos dispositivos, a partir do próximo ano.

O analista revela, ainda, que novos teclados podem aparecer já no próximo lançamento de notebooks da Apple, que podem ser anunciados ainda em 2019. O teclado estilo borboleta passou a fazer parte dos MacBooks em 2015 e prometia uma digitação mais suave. Porém, o modelo ficou marcado por diversos defeitos e passou a fazer parte do programa de recall da Apple.

Quer comprar um notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

MacBook Pro de 16" e linha 2020 dos laptops da Apple podem marcar o fim da linha do teclado borboleta — Foto: Reprodução/iFixit MacBook Pro de 16" e linha 2020 dos laptops da Apple podem marcar o fim da linha do teclado borboleta — Foto: Reprodução/iFixit

MacBook Pro de 16" e linha 2020 dos laptops da Apple podem marcar o fim da linha do teclado borboleta — Foto: Reprodução/iFixit

A promessa é que a mudança chegue a todos os computadores a Apple, independente da faixa de preço dos aparelhos. Vale lembrar que, em 2015, a marca da maçã incluiu o teclado do tipo borboleta nos MacBooks. O modelo inovador poderia ajudar ao usuário a ter uma digitação mais simples e suave. Mas, ao longo dos anos, o teclado passou por uma série de falhas.

Como ajustar o brilho da tela do Macbook

Como ajustar o brilho da tela do Macbook

A partir disso, a Apple fez algumas campanhas de recall de computadores defeituosos mas, nem a substituição por completo do teclado por um acessório novo conseguiu dar fim aos problemas. Considerado mais frágil, o teclado podia ter teclas inutilizadas por partículas pequenas de poeira que se prendiam ao mecanismo de acionamento. Caso seja confirmada, a decisão de 'abandonar' os teclados borboleta tomada pela Apple traria de volta teclados mais convencionais, conhecidos como "tesoura".

Afinal, o que é teclado borboleta"?

O termo "borboleta" se refere ao mecanismo de acionamento da tecla; imagem compara o design da Apple (esquerda) com uma tecla tipo "tesoura" (direita) — Foto: Divulgação/Apple O termo "borboleta" se refere ao mecanismo de acionamento da tecla; imagem compara o design da Apple (esquerda) com uma tecla tipo "tesoura" (direita) — Foto: Divulgação/Apple

O termo "borboleta" se refere ao mecanismo de acionamento da tecla; imagem compara o design da Apple (esquerda) com uma tecla tipo "tesoura" (direita) — Foto: Divulgação/Apple

Quando se fala em teclado borboleta, a referência usada é o mecanismo que é construído dentro do corpo do notebook. É nesta construção que o teclado pode ganhar mais firmeza, curso e retorno da tecla depois de acionada. Nos MacBooks atuais, isso é feito por um arranjo mais complexo, que lembra o formato de uma borboleta, e, por este motivo, o teclado ganhou este nome.

Mesmo com os defeitos relatados pelos usuários, a principal vantagem do design é que se torna possível construir um teclado de pouquíssimos milímetros de espessura, algo que acaba contribuindo para que MacBooks sejam cada vez mais finos. Entretanto, além dos problemas de resistência e confiabilidade, muitos usuários alegam que o conforto ao digitar se torna prejudicado, em virtude das teclas que passam a percorrer uma distância muito menor a cada toque.

Qual comprar: Macbook Air ou MacBook Pro? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo