Por Aline Batista, da redação


A App Store não conecta e está fora do ar no Brasil e em outros países na tarde desta segunda-feira (28). De acordo com relatos de usuários no Twitter, ao tentar abrir a loja de aplicativos do iPhone, o sistema exibe a mensagem "Não foi possível conectar à App Store". Por conta disso, não é possível baixar, nem atualizar os aplicativos do iOS. Além da loja, alguns usuários afirmam que o Apple Music também não está funcionando. Apesar das reclamações, a página de suporte da Apple indica que o serviço está funcionando normalmente. O TechTudo entrou em contato com a empresa, que disse não ter identificado nenhuma falha até o momento.

App Store não conecta? Usuários relatam falha na loja de aplicativos do iPhone — Foto: Reprodução/Twitter App Store não conecta? Usuários relatam falha na loja de aplicativos do iPhone — Foto: Reprodução/Twitter

App Store não conecta? Usuários relatam falha na loja de aplicativos do iPhone — Foto: Reprodução/Twitter

O DownDetector, site que monitora o funcionamento de diversos serviços na web, registrou um pico de reclamações a partir das 15h desta segunda, com mais de 1.900 queixas. No mapa, é possível ver que a maioria dos usuários afetados estão nos Estados Unidos, mas também há reclamações no Brasil e em alguns países da Europa. Já o Google Trends, que monitora as buscas na Internet, mostra um aumento nas pesquisas para os termos "App Store fora do ar", "App Store não carrega" e "Status do sistema Apple", o que indica dificuldades para acessar o serviço.

DownDetector registrou aumento de reclamações para App Store nesta segunda-feira (28) — Foto: Reprodução/Aline Batista DownDetector registrou aumento de reclamações para App Store nesta segunda-feira (28) — Foto: Reprodução/Aline Batista

DownDetector registrou aumento de reclamações para App Store nesta segunda-feira (28) — Foto: Reprodução/Aline Batista

Pelo Twitter, usuários reclamam que o problema acontece no iPhone e iPad e, ao que parece, não afeta a App Store no macOS. Além disso, de acordo com alguns relatos, a falha ocorre no sistema iOS 12. O TechTudo testou o acesso à App Store e conseguiu conectar normalmente em um iPhone com iOS 13 e em um MacBook com macOS Catalina.

Usuários reclamam no Twitter que a App Store parou de funcionar — Foto: Reprodução/Aline Batista Usuários reclamam no Twitter que a App Store parou de funcionar — Foto: Reprodução/Aline Batista

Usuários reclamam no Twitter que a App Store parou de funcionar — Foto: Reprodução/Aline Batista

Também pelo microblog, a Apple norte-americana está respondendo alguns usuários com dicas para tentar restabelecer a conexão. Embora não admita uma queda geral, a empresa orienta checar a conexão com a Internet ou até mesmo resetar a senha do Apple ID. Outra dica importante é verificar se o sistema está atualizado, visto que manter uma versão antiga do iOS pode fazer com que alguns serviços parem de funcionar no iPhone ou iPad. Vale lembrar que o iOS 13 já está liberado desde setembro e que, nesta quarta-feira, o sistema chegou à versão 13.2.

Além da App Store, alguns usuários reclamam que o Apple Music também está fora do ar nesta tarde. Segundo relatos no Twitter, o serviço não está reproduzindo músicas, e o número de queixas no DownDetector já passou de 1.100. De acordo com a página de status do sistema da Apple, o player apresenta problemas e alguns recursos podem não estar funcionando. Não há previsão para que o Apple Music volte ao normal.

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone com iOS 13? Saiba tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iPhone não conecta ao Wi-Fi: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo