Jogos de ação

Por André Mello, para TechTudo


Call of Duty: Mobile promete levar a ação dos PCs e consoles de videogame para as telas de smartphones e tablets. Lançado no dia 1º de outubro no iOS e Android, algumas dúvidas ainda pairam sobre o título, mas o TechTudo conversou com o exclusividade com Chris Plummer, VP da área mobile da Activision, que deu mais detalhes sobre o game, inclusive sobre modos famosos, como o Campanha e Zumbis.

O executivo falou sobre pequeno teaser de um modo zumbi ter sido mostrado em uma demo do jogo - que foi revelada na E3 2019. Plummer comentou que ainda não existe uma data exata para a chegada de tal modo, pois ele faz parte de vários outros em testes dentro da Activision e que podem chegar ao game no futuro, dependendo do seu desempenho e qualidade.

Call of Duty Mobile pode ganhar novos modos no futuro — Foto: Reprodução/Felipe Vinha Call of Duty Mobile pode ganhar novos modos no futuro — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Call of Duty Mobile pode ganhar novos modos no futuro — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Quando questionado sobre a possibilidade de Call of Duty Mobile receber alguma forma de campanha solo, o VP não desconversou e disse que é algo que chegou a ser cogitado em reuniões de desenvolvimento, mas que o foco atual é apenas o multiplayer, o que não significa que no futuro isso possa mudar um pouco.

Competitivo, mas ainda inclusivo

Por ter um foco tão forte no multiplayer online, questionamos Plummer sobre campeonatos que poderão girar em torno de Call of Duty Mobile. O executivo comentou que a empresa tem um desejo de o jogo cair nas graças de jogadores mais competitivos, o que pode levar o título a esse caminho de torneios online.

Na fase de lançamento, a Activision parece estar mais preocupada em fazer com que o jogo atraia o maior número possível de jogadores, independente de sua habilidade. Uma prova disso é o esquema de controles disponível no jogo.

Call of Duty Mobile — Foto: Divulgação/Activision Call of Duty Mobile — Foto: Divulgação/Activision

Call of Duty Mobile — Foto: Divulgação/Activision

Enquanto jogadores mais experientes terão todos os botões na tela para entrarem no combate, aqueles que não têm tanta familiaridade com shooters mobile poderão utilizar um esquema em que o botão de tiro some, com a arma sendo disparada sempre que um inimigo entra na sua mira. O VP da área mobile da Activision comentou que isso foi feito exatamente para tentar puxar mais um público casual que gostaria de jogar CoD no celular, ou ter uma porta de entrada para começar a se familiarizar mais com o estilo do jogo.

Quando questionado se existiria uma forma de separação desses jogadores através de matchmaking, Plummer disse que a maioria dos modos terão os dois tipos de gameplay, sendo que a separação deve acontecer mesmo apenas no modo Battle Royale. Isso acontecerá porque o modo permite jogá-lo em primeira ou terceira pessoa, o que poderia trazer vantagens visuais para um tipo de jogador sobre o outro.

Call of Duty Mobile — Foto: Divulgação/Activision Call of Duty Mobile — Foto: Divulgação/Activision

Call of Duty Mobile — Foto: Divulgação/Activision

Essa inclusão pode acabar não se encaixando para todos os jogadores, por causa de algumas limitações em aparelhos mais fracos. Durante a conversa, Chris Plummer comentou sobre o desejo dos desenvolvedores de Call of Duty Mobile em levar toda a ação frenética e rápida do jogo dos PCs e consoles aos smartphones, mas isso acaba fazendo com que o título não seja compatível com aparelhos com configurações mais modestas.

O VP confirma existir uma preocupação por parte dos desenvolvedores em fazer com que o game chegue ao maior número possível de aparelhos, mas que o foco atual é trabalhar para que a versão de lançamento de CoD Mobile rode bem.

Call of Duty Mobile — Foto: Divulgação/Activision Call of Duty Mobile — Foto: Divulgação/Activision

Call of Duty Mobile — Foto: Divulgação/Activision

Isso não significa que a empresa não estuda uma versão lite para o futuro, mas, por enquanto, a preocupação é com a versão de lançamento do jogo. Call of Duty: Mobile já está disponível oficialmente para Android e iOS.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo