Video game

Por Igor Nishikiori, para o TechTudo

Console portátil promete rodar cartuchos de Game Boy em alta resolução Console portátil promete rodar cartuchos de Game Boy em alta resolução
Divulgação/Analogue

A empresa especializada em consoles retrô, Analogue, anunciou nesta quarta (16) o lançamento do portátil Analogue Pocket, capaz de rodar cartuchos de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. O aparelho deve chegar às lojas em 2020 ao preço de US$ 200 (cerca de R$ 830 na conversão direta).

Com um visual claramente inspirado no primeiro portátil de sucesso da Nintendo, o Analogue Pocket conta com uma tela de LCD de 1.600 px x 1.400 px de resolução e densidade de 615 PPI. A promessa é de gráficos mais nítidos, embora até o momento a empresa não tenha liberado imagens de comparação. Além disso, o console poderá ser sincronizado em uma TV de alta resolução via HDMI por meio do acessório Analogue Dock, que terá opção de conectar tanto controles USB quanto wireless.

Analogue Pocket: visual retrô inspirado no clássico Game Boy  — Foto: Divulgação/Analogue Analogue Pocket: visual retrô inspirado no clássico Game Boy  — Foto: Divulgação/Analogue

Analogue Pocket: visual retrô inspirado no clássico Game Boy — Foto: Divulgação/Analogue

De acordo com a Analogue, o Pocket consegue rodar de fábrica cerca de 2.780 cartuchos de GB, GBC e GBA. A expectativa é que em breve, por meio de adaptadores, ele também seja compatível com fitas de Game Gear, Neo Geo Pocket e Atari Lynx.

Assim como seus outros consoles retrôs, o Pocket não conta com recurso de emulação. Porém, ele possui entrada para cartão microSD. O motivo disso é que o Pocket foi concebido para também ser uma plataforma de criação de jogos retrô. Além disso, o aparelho conta em sua memória interna com um sintetizador e sequenciador para quem pretende produzir músicas no estilo 8 bits.

Será possível criar jogos com o Analogue Pocket — Foto: Divulgação/Analogue Será possível criar jogos com o Analogue Pocket — Foto: Divulgação/Analogue

Será possível criar jogos com o Analogue Pocket — Foto: Divulgação/Analogue

Outra adição interessante é a entrada para cabo Game Link, que permitirá jogatinas em modo multiplayer contra donos de Game Boy, Game Boy Color e GBA, além de outros usuários do Pocket. Fora isso, o console portátil ainda terá entrada para fone de ouvido, saída de som estéreo e bateria recarregável de lítio-íon.

Por enquanto, não há informações sobre lançamentos em mercados internacionais, como o Brasil. Lembrando que a loja da empresa até o momento não possui opção de entrega para a América do Sul.

Via Analogue

Mais do TechTudo