Redes sociais
Publicidade

Por Caroline Doms, para o TechTudo


A conta comercial do Instagram tem duas categorias de perfil: criador de conteúdo ou empresa. Cada tipo de conta oferece ferramentas diferenciadas para monitorar as atividades do perfil. Por exemplo, a opção criador de conteúdo mostra o número de interações e de alcance do perfil, além de disponibilizar o Estúdio de Criação no computador, em que é possível agendar publicações no feed ou vídeos do IGTV.

A conta de criador de conteúdo foi lançada no início do ano pelo Instagram. Antes, a opção estava disponível para usuários com mais de 10 mil seguidores. Os dois tipos de contas comerciais possuem recursos parecidos, com foco em influenciadores ou negócios online. Conheça a seguir as principais diferenças do Instagram comercial para criador de conteúdo ou empresa.

Instagram permite fazer conta de criador de conteúdo ou de empresa — Foto: Caroline Doms/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Opções de categorias

A opção criador de conteúdo permite escolher uma categoria mais específica, referente à ocupação do usuário, para exibir o título no perfil. A lista traz diversas opções como artista, fotógrafo, jornalista, dançarino, designer, gamer e muitas outras. Já na opção de empresas, as categorias são limitadas em blog pessoal, produto/serviço, arte, músico/banda, compras e varejo, saúde/beleza e mercearia.

Conta de criador de conteúdo disponibiliza mais categorias — Foto: Reprodução/Caroline Doms

2. Rótulo de categoria e formas de contato

Ao mudar sua conta para a de criador de conteúdo, é possível ocultar a informação de contato e o rótulo de categoria. Na conta de empresa não é possível ocultar o rótulo de categoria e as formas de contato no momento da criação do perfil, somente depois na aba "opções de exibição" em "editar perfil".

Ambas as contas permitem ocultar rótulo e informações de contato — Foto: Reprodução/Caroline Doms

3. Dados detalhados

O criador de conteúdo obtém mais detalhes sobre as atividades de sua conta. É possível ver o número de pessoas que deixaram de seguir a conta ou começaram a segui-la depois de alguma publicação. Na conta para empresas também é possível ver o número de pessoas que seguiram ou deixaram de seguir o perfil, mas a plataforma mostra apenas os dados dos últimos sete dias, e não a partir de alguma postagem.

Essa é a única distinção no detalhamento de dados das contas. Ambos os perfis exibem as principais localizações dos seguidores, a faixa etária, o gênero e o tempo médio que esses usuários passam no Instagram, além de informar o principal horário em que acessam a rede.

Criador de conteúdo consegue ver quem deixou de segui-lo a partir de publicações — Foto: Reprodulçao/Caroline Doms

4. Gerenciamento de mensagens

O principal diferencial entre as duas contas é a caixa de mensagens. Enquanto a conta de empresa exibe apenas uma aba de mensagens, a de criador de conteúdo tem três janelas: principal, geral e solicitações.

As conversas na aba principal são as que o usuário mantém regularmente. Já as mensagens movidas para a aba geral não são notificadas ao dono da conta. Por fim, as solicitações de mensagens são as conversas com pessoas que o usuário não segue.

Mensagens de criadores de conteúdo são divididas em mais abas — Foto: Reprodulçao/Caroline Doms

5. Estúdio de criação

Tanto as contas de criadores de conteúdo quanto as de empresas têm acesso ao Estúdio de Criação do Facebook. Nele é possível publicar, programar ou salvar como rascunho publicações no feed e no IGTV. Além disso, o usuário também tem acesso às informações de suas atividades e de seu público pelo computador.

Opção de Estúdio de Criação está disponível para os dois tipos de contas — Foto: Reprodulçao/Caroline Doms

6. Vendas, promoção e respostas rápidas

Até o momento, apenas as contas de empresas conseguem se cadastrar para realizar vendas no Instagram. Os catálogos online são vinculados aos perfis e exibidos nas publicações da conta. Entretanto, a ferramenta em breve também estará disponível para os criadores de conteúdo.

A promoção de postagens no Instagram está disponível para ambas as contas. Para isso, basta estar vinculada ao Facebook e possuir créditos. Além disso, as duas contas podem configurar respostas rápidas para mensagens frequentes, o que facilita a interação do dono da conta com os seguidores.

Apenas os perfis de empresas podem vender no Instagram — Foto: Reprodulçao/Caroline Doms

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Mais do TechTudo