Redes sociais

Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


O desafio do banho de gelo, ou #coldshowerchallenge, vem fazendo sucesso nas redes sociais nos últimos dias e ganhou força principalmente no Instagram. Diversos usuários aderiram à moda de tomar banho gelado e postar foto ou vídeo na Internet por incentivo de Win Hof, um atleta holandês conhecido como The Iceman (O Homem de Gelo) que já conquistou mais de 20 recordes no Guinness Book. Ele idealizou uma técnica que mistura respiração, meditação e banhos gelados e promete fortalecer o sistema imunológico.

Para incentivar outras pessoas a aderirem à técnica, o atleta propôs um desafio de 20 dias no Instagram e vem recebendo postagens de diversos usuários mostrando seus resultados. As hashtags #icebath, #wimhofmethod e #coldshowerchallenge já apareceram mais de 136 mil, 90 mil, e 2 mil vezes, respectivamente, na rede social.

Win Hof e seu método que conquistou a Internet — Foto: Reprodução / Instagram Win Hof e seu método que conquistou a Internet — Foto: Reprodução / Instagram

Win Hof e seu método que conquistou a Internet — Foto: Reprodução / Instagram

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O desafio de 20 dias criado por Wim Hof deve ser feito em seis etapas. Primeiro, é necessário sentar confortavelmente e depois inspirar e expirar 30 vezes de olhos fechados. Em seguida, expirar e prender o ar o máximo que conseguir. Depois, inspirar e segurar o ar por 10 a 15 segundos, e expirar e respirar normalmente. Por fim, meditar e tomar um banho gelado durante 15 segundos e aumentar de forma gradual para 60 segundos na quarta semana do desafio. Essa técnica é semelhante à meditação Tummo, praticada pelos monges tibetanos em três etapas: técnicas de respiração, chuveiradas com água gelada e banhos de gelo.

É necessário que a pessoa tome pelo menos cinco banhos frios por semana no desafio. Há algumas formas de alcançar o sucesso no #wimhofmethod, como mergulhar primeiro os pés na água fria ou direto a cabeça para terminar logo com o “sofrimento”. O método de Wim Hof promete reduzir o estresse, melhorar a circulação sanguínea e fortalecer o sistema imunológico.

The Ice Man terminou o desafio no dia 18 de outubro e agradeceu a todos que finalizaram junto com ele: "Lembre-se, um banho frio por dia mantém o médico longe”, destacou. Desde que Hof aderiu ao método, já correu uma meia maratona descalço no Ártico a menos 20 graus Celsius, nadou sob o gelo em um lago finlandês e alcançou 26 recordes mundiais do Guinness.

O novo desafio é diferente do Ice Bucket Challenge (Desafio do balde de gelo), que ficou popular em 2014. O desafio consistia em jogar um balde de gelo com água em si mesmo, divulgar nas redes sociais e convidar os amigos a fazerem também. A proposta era conscientizar sobre a doença chamada ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e incentivar as doações para pesquisa. O dinheiro ajudou a descobrir um novo gene ligado à doença.

Via Wired

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Mais do TechTudo