Internet

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O sinal de "OK" com as mãos, que também é um emoji popular, entrou para a lista de símbolos de ódio após ser apropriado por grupos extremistas. Segundo a Liga Antidifamação (ADL, na sigla em inglês), organização dos Estados Unidos que monitora crimes de ódio, o gesto que forma um círculo entre os dedos indicador e polegar tem sido usado como expressão da "supremacia branca".

Criada em 2000 com o objetivo de ajudar as pessoas a reconhecer sinais de extremismo, a lista da ADL tem, atualmente, mais de 200 itens, incluindo a suástica e a cruz em chamas da Ku Klux Klan. O emoji de OK, até então empregue como um sinal de aprovação ou de que está tudo bem, foi incorporado à lista após ser usado por indivíduos de extrema-direta em insultos e mensagens ofensivas online.

Emoji de 'OK' entra para lista de símbolos de ódio — Foto: Reprodução/Emoji

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Tudo começou com um trote planejado por usuários do fórum 4Chan, em 2017. A brincadeira tinha o objetivo de ridicularizar repórteres, convencendo-os de que o gesto de OK era, na verdade, um símbolo do poder supremacista branco. O argumento dos autores da pegadinha seria que, na mão que faz o sinal, os três dedos retos formam a letra "W" (white), enquanto o polegar e o indicador fechados simbolizam a letra "P" (power).

Embora absurda, a piada foi tão bem-sucedida e difundida pela extrema-direita que muitos passaram a adotar o sinal de OK como forma de identificação. O autor do massacre em Christchurch, Nova Zelândia, acusado de matar 51 pessoas em março deste ano, fez o gesto quando foi apresentado ao tribunal. Nas redes sociais, por sua vez, é comum ver extremistas postando fotos em que reproduzem o símbolo com as mãos.

No entanto, a ADL ressalta que, na maior parte das vezes, o gesto é usado em seu sentido tradicional – indicar aprovação ou sinalizar que tudo está bem. Por isso, a organização recomenda tomar "cuidados especiais para não tirar conclusões precipitadas sobre a intenção de alguém que usou o gesto".

Via BBC (1 e 2) e ADL

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Qual a diferença entre smile, emoticon e emoji? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo