Atletas

Por Bruna Telles, para o TechTudo


O jogador profissional de Fortnite Aydan "Aydan" Conrad foi banido do jogo por 24 horas durante uma transmissão ao vivo na Twitch na última segunda-feira (30). A punição aconteceu depois que Aydan usou uma conta smurf para jogar com inscritos do seu canal. Smurfing consiste na criação de um perfil secundário de nível inferior em games online. A prática é proibida no Battle Royale da Epic Games e já causou polêmica em outros games competitivos.

No caso de Ayden, o pro player entrava em partidas com um grupo de jogadores. Os parceiros se jogavam do mapa no início da disputa e deixavam Ayden sozinho para enfrentar os iniciantes. Os novatos eram pegos de surpresa e Ayden conseguia um número de eliminações alto como resultado.

Embora a prática seja proibida, Aydan não se abateu ao ser banido ao vivo em sua conta smurf de Fortnite — Foto: Reprodução/Twitch Aydan Embora a prática seja proibida, Aydan não se abateu ao ser banido ao vivo em sua conta smurf de Fortnite — Foto: Reprodução/Twitch Aydan

Embora a prática seja proibida, Aydan não se abateu ao ser banido ao vivo em sua conta smurf de Fortnite — Foto: Reprodução/Twitch Aydan

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O jogador conseguiu participar de algumas partidas utilizando este método em sua conta Cpt.Aim Assist. A exploração acontece quando o jogador tira vantagem de um bug, glitch ou aspecto do jogo sem necessariamente utilizar hacks ou cheats. A prática é vista como trapaça, ou no caso de Fortnite, como uso indevido da conta no jogo, pois o player está jogando de um jeito que não era deveria. Depois de receber o ban, Aydan riu, disse que aquilo era uma brincadeira e seguiu a transmissão jogando em sua conta principal.

Aydan, que atua como atleta de Fortnite pela Ghost Gaming, é um streamer popular e já marcou presença em grandes torneios. Entre seus principais resultados estão a vitória em uma das qualificatórias norte-americanas para a Fortnite World Cup 2019 e as vitórias no UMG Friday Fortnite e na série Fall Skirmish em junho deste ano. Outros destaques foram o segundo lugar no Gamestop Christmas Invitational do ano passado, e o sexto lugar no modo esquadrão do Twitch Rivals Fortnite Showdown, disputado em agosto deste ano.

Além de Fortnite, o dilema das contas smurf afeta jogos como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends (LoL) e DotA 2. A Epic Games proíbe a prática, mas alguns players não veem da mesma forma, já que o tempo de espera nas filas de jogadores de nível alto é muito longo. Aydan terá sua conta secundária liberada em breve, mas caso haja uma reincidência de infrações, uma punição futura pode ser ainda maior.

Mais do TechTudo