Navegadores

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Google anunciou nesta quarta-feira (2) uma nova função para o Chrome que visa alertar usuário quando uma senha digitada online já foi vazada na web. O recurso irá funcionar com todos os sites que têm credenciais salvas no navegador: ao tentar fazer um novo login, o programa fará uma varredura automática em bancos de dados de informações vazadas e avisará se o usuário foi comprometido.

A ferramenta surgiu originalmente em fevereiro na forma da extensão Password Checkup e será, até o final do ano, integrada ao browser sem precisar baixar nada. Desde já, usuários podem fazer consultas manuais no endereço passwords.google.com. O serviço é similar ao oferecido pelo site Have I Been Pwned e pela ferramenta Firefox Monitor, da Mozilla.

Chrome vai alertar se senhas já foram vazadas — Foto: Melissa Cruz/TechTudo Chrome vai alertar se senhas já foram vazadas — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Chrome vai alertar se senhas já foram vazadas — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Google promete cruzar os dados de login do usuário com uma base de cerca de 4 bilhões de senhas e e-mails que já foram alvo de vazamentos no passado. Ao tentar usar uma credencial vazada, o usuário recebe uma notificação e tem a oportunidade de alterar a senha para evitar que sua conta seja invadida. O alerta só aparece se a senha estiver registrada no gerenciador nativo do navegador.

A expectativa é que um número maior de pessoas utilize o serviço de alertas quando não for mais necessário instalar um plugin no navegador, aumentando as chances de prevenir de ataques. Atualmente, a extensão Password Checkup acumula mais de 950 mil instalações.

Google avisa se senha é repetida, fraca ou foi vazada na web — Foto: Reprodução/TechTudo Google avisa se senha é repetida, fraca ou foi vazada na web — Foto: Reprodução/TechTudo

Google avisa se senha é repetida, fraca ou foi vazada na web — Foto: Reprodução/TechTudo

Além de informar se as senhas foram roubadas por hackers, o Google também executa uma análise para informar se as sequências configuradas pelo usuário são fáceis demais ou se aparecem em mais de um serviço. A empresa pode, então, recomendar a troca de senha para deixar as combinações mais fortes e únicas.

Como fazer para o computador reconhecer rede? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Mais do TechTudo