Redes sociais

Por Marvin Costa, para o TechTudo


O Instagram está trabalhando para evitar que perfis sejam vigiados pelo navegador web ou por sites e aplicativos que agem como stalkers. Para isso, a plataforma começou a adotar nesta semana um novo sistema que só libera a visualização de conteúdo pelo navegador após confirmação de login com uma conta. A iniciativa deve atrapalhar a vida dos usuários que usavam o procedimento para fuxicar posts de outras pessoas.

Instagram impede visualização de perfis sem que uma conta esteja logada no celular  — Foto: Marvin Costa/TechTudo Instagram impede visualização de perfis sem que uma conta esteja logada no celular  — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Instagram impede visualização de perfis sem que uma conta esteja logada no celular — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O bloqueio no acesso as fotos e vídeos em um perfil não é imediato. A restrição só aparece após a visualização de alguns posts. Em seguida, uma tela de login é exibida, impedindo a navegação pelo browser sem que uma conta esteja logada. Anteriormente, usuários não encontravam nenhum impedimento para stalkear perfis dessa forma. Além disso, esse era o método utilizado por serviços e aplicativos que oferecem a possibilidade de acessar conteúdos sem ser identificado.

Em nota, um porta-voz do Facebook - empresa detém o Instagram - revelou ao site Mashable que a iniciativa visa proteger a privacidade de membros e ampliar a rede de usuários. "Isso ajudará as pessoas a verem fotos e pode ajudá-los a entender que elas podem obter uma melhor experiência do Instagram ao fazer parte da comunidade". Vale lembrar que a mudança só afeta perfis privados, visto que contas privadas só podem ser acessadas por seus seguidores.

Bloqueio para visualização de conteúdo ao acesso o Instagram usando o navegador do celular — Foto: Reprodução/Marvin Costa Bloqueio para visualização de conteúdo ao acesso o Instagram usando o navegador do celular — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Bloqueio para visualização de conteúdo ao acesso o Instagram usando o navegador do celular — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Esta não é a primeira ação do Instagram que afeta os stalkers. Além de acabar com a contagem de curtidas, a plataforma retirou do aplicativo a aba seguindo, que permitia acompanhar a interação de amigos com outros usuários, uma maneira, até então, nativa de "fuxicar" pessoas na rede.

Com mais de um bilhão de usuários, o Instagram tenta ampliar seu crescimento e gerar impactos em seus negócios de publicidade. Há, inclusive, uma expectativa de que a rede de fotos possa dobrar a quantidade de propaganda dentro do aplicativo, para atingir desempenho semelhante ao Facebook, que ainda é a principal fonte de renda empresa.

Via Mashable

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Mais do TechTudo