Caixas de som

Por Yuri Hildebrand, da Redação


O Melhores do Ano TechTudo acontece pela primeira vez em 2019 e vai premiar os principais produtos e serviços dos últimos meses. Entre eletrônicos, celulares, jogos e apps, os diversos candidatos a melhor do ano já estão sendo anunciados, assim como os especialistas em tecnologia que vão avaliar os dispositivos. O resultado será divulgado em dezembro, diretamente pelo Instagram oficial do TechTudo.

Na editoria de Informática & Eletrônicos, serão analisados fones de ouvido, TVs, notebooks e o produto de maior destaque do ano, além das caixas de som. Nessa categoria, o speaker deve ser portátil, ter autonomia suficiente para reproduzir músicas por muitas horas e também oferecer opções variadas de conexão.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira

Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira

É necessário atentar também à potência das "caixinhas", que precisam alcançar volumes mais altos sem distorções no áudio, com bons graves, médios e agudos para entregar som de qualidade. Outro ponto importante é o custo-benefício, já que um produto mais acessível pode ser tão interessante quanto outro mais caro, desde que traga boas especificações. Confira a seguir todos os critérios para escolher a melhor caixa de som de 2019:

  1. Custo-benefício
    O preço é um fator determinante na hora de escolher uma nova caixa de som. Portanto, ser acessível é importante, mas sem deixar de lado a qualidade do aparelho, que é o principal.
  2. Potência
    Falando em qualidade, é essencial que a melhor caixa de som de 2019 apresente uma boa potência na reprodução. Essa característica deve ser suficiente para ouvir músicas tanto em ambientes fechados quanto abertos, com um bom volume e sem distorções em graves, médios e agudos.
  3. Portabilidade
    Os produtos que concorrem ao título de melhores do ano devem apresentar soluções interessantes para o usuário na hora de transportar. A caixa pode ser grande, desde que tenha uma alça ou até rodinhas para facilitar. Mas, nesse caso, tamanho também pode ser documento e fazer a diferença para o critério.
  4. Bateria
    O tempo em que a caixa de som consegue reproduzir músicas também será avaliado. Quanto mais tempo o modelo fica ligado longe da tomada, melhor para quem está ouvindo. Afinal, um aparelho portátil e de boa qualidade precisa ter uma bateria suficiente para manter o som rolando.
  5. Conectividade
    O Bluetooth é o tipo de conexão sem fio mais comum, mas há situações em que outras opções são bem-vindas. Um notebook mais antigo, por exemplo, sem o recurso, pode exigir uma conexão por meio de cabo p2. Ou, durante uma festa, é interessante ter mais pessoas controlando o áudio, desde que o aparelho tenha suporte para mais dispositivos pareados. Além disso, um aparelho que funciona por meio de Wi-Fi pode fazer a diferença em determinadas situações, já que dispensa o uso de um smartphone para controlar a reprodução. Quanto mais opções, melhor!

Finalistas

Ao todo, são cinco finalistas, com tamanhos e recursos variados. Entre os modelos estão um dispositivo inteligente, dois speakers que podem ser interessantes para festas maiores, além de duas caixas para usar no dia a dia. Os produtos também têm preços diferentes e podem ser mais ou menos acessíveis – vale lembrar que a avaliação vai levar em conta o custo em relação à qualidade oferecida. Confira os modelos a seguir:

  • JBL Link 20
    A família Link, da JBL, traz produtos inteligentes, com suporte ao Google Assistente. A Link 20 conta com potência de 20 Watts RMS e dimensões de 9,3 x 21 x 9,3 cm (L x A x P), tamanho que não atrapalha na hora de transportar. A promessa é de 10 horas de reprodução, além de resistência à água e opções de conexão sem fio por meio de Wi-Fi e Bluetooth.
  • LG XBoom Go PK7
    A PK7 foi lançada ainda em 2018, mas em 2019 já ganhou o prêmio de melhor da categoria pela EISA (Expert Imaging and Sound Association, em inglês). O produto da LG tem promessa de boa qualidade de som e autonomia da bateria de até 22 horas. Pesando cerca de 3 kg e com medidas 32 x 16,7 x 15,2 cm (L x A x P), o dispositivo traz uma espécie de alça para facilitar no transporte.
  • Mi Bluetooth Speaker
    A caixinha de som da Xiaomi está à venda oficialmente no Brasil e chama atenção principalmente pelo preço baixo. A potência do produto não é das maiores, com 6 Watts RMS de saída, mas o dispositivo se destaca pela portabilidade, pesando apenas 270 gramas. Além disso, o speaker conta com 8 horas de autonomia e microfone embutido para receber chamadas.
  • JBL Partybox 100
    A caixa da JBL é a maior entre as finalistas. Com altura de aproximadamente 66 cm e peso de 11,3 kg, o aparelho traz na potência sua principal característica: ao todo, são 160 Watts RMS para animar festas. Além disso, o modelo conta com luzes de LED na parte da frente e diferentes opções de conexão, como Bluetooth, USB, entrada de áudio 3,5 mm e uma entrada p10 para ligar instrumentos musicais.
  • UE Megaboom 3
    Voltada para uso no dia a dia, a Megaboom 3 se destaca pelos seus vários recursos. Além de trazer a opção de carregamento sem fio, o modelo permite conectar dois dispositivos de origem ao mesmo tempo via Bluetooth. Outra característica interessante é a possibilidade de conectar o aparelho a outras caixinhas da Ultimate Ears, formando um sistema de som compatível com até 150 unidades. Com relação à bateria, são até 20 horas de reprodução contínua.

Avaliadores

  • Jacson Boeing - Editor do Adrenaline
  • Joyce Macedo - Editora da PCWorld Brasil
  • Bruno Martinez - Fundador do Showmetech
  • Paulo Higa - Editor do Tecnoblog
  • Igor Lopes - Colunista do BandNews Tech
  • Ana Marques - Editora no Zoom
  • Samir Salim Júnior - Editor e criador da newsletter Interfaces
  • Henrique Martin - Editor e criador do ZTop
  • Will Marchiori - Apresentador do Loop Infinito

Mais do TechTudo