Por Murilo Tunholi, da Redação


O TechTudo vai promover uma premiação para eleger os melhores jogos, celulares, apps e eletrônicos que se destacaram em 2019. A categoria de jogos foi dividida em: jogo do ano, melhor empresa de jogos e melhor jogo online para celulares. O prêmio Melhores do Ano TechTudo 2019 acontece em dezembro, e a avaliação será realizada por um grupo de especialistas em videogames, que terão como base alguns critérios específicos para cada categoria.

Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira

Melhores do ano TechTudo 2019 — Foto: Arte/Allan Teixeira

Os jogos online para celulares se tornaram febre entre os gamers brasileiros nos últimos anos. Eles estão entre os apps mais baixados nos celulares Android e iPhone (iOS), e alguns somam mais de 100 milhões de downloads. No entanto, ao contrário da categoria “Jogo do Ano”, que selecionará o melhor lançamento de 2019, o prêmio de melhor jogo online para celulares vai considerar os games que se destacaram no ano, já que eles recebem atualizações constantes com conteúdos inéditos. Os critérios para a seleção dos melhores jogo mobile serão:

  1. Feedback dos usuários brasileiros
    A opinião dos usuários na Google Play Store e App Store será levada em conta na hora de decidir o melhor jogo mobile. O que vale é a nota geral do game nas lojas de aplicativos e comentários do público.
  2. Número de downloads no Brasil
    A popularidade de um jogo para celular pode ser medida pelo número de vezes que foi baixado nas lojas de aplicativos.
  3. Acessibilidade
    Os jogos mobile precisam ser acessíveis. O critério leva em conta questões como gratuidade para baixar, requisitos mínimos, plataformas disponíveis e tamanho que ocupa no armazenamento do aparelho.
  4. Atualizações
    O critério de atualizações busca analisar o quanto a desenvolvedora se preocupa em adicionar conteúdos inéditos e corrigir bugs nos jogos.
  5. Modos de jogo
    Games com diversos modos de jogo podem atrair usuários com gostos diferentes. O jogo tem quantos modos disponíveis? Eles são divertidos?
  6. Jogabilidade e diversão
    Acima de tudo, um jogo precisa ser divertido e ter uma jogabilidade funcional, independente do gênero ou estilo.

Finalistas

Os cinco finalistas da categoria de melhor jogo online para celulares são:

  1. Free Fire
    Free Fire Battlegrounds é um dos representantes do gênero Battle Royale. O jogo foi lançado em dezembro de 2017, mas segue até hoje como o jogo mais baixado no Brasil. O game mobile da Garena tem um cenário competitivo forte com premiações milionárias.
  2. PUBG Mobile
    PUBG Mobile, versão para celulares do Battle Royale PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), é outro sucesso do gênero que está disponível nos smartphones. O game traz uma experiência parecida com a dos PCs e consoles com controles adaptados para a tela de toque dos smartphones.
  3. Brawl Stars
    Brawl Stars é o lançamento mais recente da Supercell, que também é responsável por outros sucessos como Clash Royale e Clash of Clans. O jogo de ação traz partidas rápidas em modos multiplayer onde os jogadores devem batalhar por gemas em diversas arenas.
  4. Call of Duty Mobile
    Call of Duty Mobile é o lançamento mais recente entre os finalistas, mas já ocupa um lugar entre os jogos mais baixados para celular. Além dos modos clássicos da série que é famosa nos PCs e consoles, CoD Mobile também tem um modo Battle Royale e, futuramente, ganhará um modo zumbi.
  5. Mobile Legends: Bang Bang
    Mobile Legends é o representante do gênero MOBA para celulares. Assim como em League of Legends (LoL) e DotA 2, nele o objetivo é invadir a base inimiga em um time com outros quatro jogadores e destruir a construção principal. O game conta com mais 100 heróis para usar.

Avaliadores

O Melhores do Ano TechTudo 2019 vai contar com um time seleto de profissionais e especialistas em jogos, que vão escolher os destaques nas mais variadas categorias. Os avaliadores de melhor jogo online para celulares serão:

  • Bruno Micalli
    Produtor de conteúdo especializado em jogos.
  • Gustavo Petró
    Editor-chefe no IGN Brasil.
  • Bruna Penilhas
    Editora assistente no IGN Brasil.
  • Bárbara Gutierez
    Editora-chefe no Versus.
  • Priscila Ganiko
    Editora no Nerd Bunker.
  • Rodrigo Guerra
    Editor de Esports na ESPN Brasil.
  • Victor Hugo Porto
    Redator do Mais Esports.
  • Matheus Tibúrcio
    Repórter e produtor de eSports na Globo e SporTV.
  • Julia Garcia
    Repórter do SporTV

Mais do TechTudo