Jogos de aventura

Por Diego Borges, da Redação


Minecraft terá em breve uma versão com gráficos ultrarrealistas graças a tecnologia Ray Tracing das placas da Nvida GeForce RTX. Com isso, o famoso game com blocos terá um visual mais detalhado, com direito a efeito de luzes e sombras bem definidos, um carregamento mais rápido dos cenários, entre outras funções. O TechTudo testou a nova versão do game e conta tudo, confira:

Blocos realistas em 4K

Desde o seu anúncio, era estranho imaginar como seria o mundo de Minecraft com gráficos mais realistas. Afinal, estamos falando de um jogo que beira a simplicidade e traz gráficos poligonais onde cenários, personagens e praticamente todos os elementos do game são compostos por blocos sem muitos detalhes.

Minecraft com Ray Tracing traz gráficos realistas ao popular game — Foto: Reprodução / TechTudo Minecraft com Ray Tracing traz gráficos realistas ao popular game — Foto: Reprodução / TechTudo

Minecraft com Ray Tracing traz gráficos realistas ao popular game — Foto: Reprodução / TechTudo

Entretanto, a tecnologia Ray Tracing das placas GeForce RX faz com que o jogo tenha um visual mais moderno e repleto de efeitos. Graças a ela, é possível ter um mundo com mais detalhes, efeitos convincentes, gráficos mais coloridos e apurados. E o melhor, sem perder as características do game e seus milhões de blocos.

Durante os testes, fomos apresentados a um mundo comum de Minecraft, repleto de árvores e outros elementos tradicionais. A princípio, tratava-se de um jogo normal, mas quando o efeito era ativado, a sensação era a de ter sido transportado para um jogo novo, mais recente e repleto de detalhes que passavam despercebidos com a simplicidade dos gráficos comuns do título.

Comparativo de Minecraft com o recurso Ray Tracing ativado e desativado — Foto: Reprodução / TechTudo Comparativo de Minecraft com o recurso Ray Tracing ativado e desativado — Foto: Reprodução / TechTudo

Comparativo de Minecraft com o recurso Ray Tracing ativado e desativado — Foto: Reprodução / TechTudo

Os elementos mais chocantes são em relação a água e iluminação. O primeiro, deixa de lado o tradicional azul claro do mar para apresentar uma transparência que chega a mostrar a profundidade dos locais. E com a sistema de luz e sombra, é possível ter noção do que está embaixo de uma plataforma com a claridade emanada da lava, ou ter uma sala parcialmente acessa com uma sombra projetada através da luz de uma janela.

Mais impressionante do que a mudança brusca de visual é o quanto o jogo não deixa de perder em qualidade mesmo com efeito ativado. Durante os testes, independente da quantidade de elementos na tela, o game não apresentou problemas de lentidão, travamentos ou queda de frames, fazendo com que a mudança de efeitos parecesse uma simples alternância de skins.

Minecraft com Ray Tracing traz sistema de iluminação e reflexos mais realista — Foto: Reprodução / TechTudo Minecraft com Ray Tracing traz sistema de iluminação e reflexos mais realista — Foto: Reprodução / TechTudo

Minecraft com Ray Tracing traz sistema de iluminação e reflexos mais realista — Foto: Reprodução / TechTudo

A atualização para Minecraft que traz o suporte ao efeito de Ray Tracing deve chegar somente em 2020, ainda sem uma data de lançamento definida.

Mais do TechTudo