Internet

Por Gabrielle Ferreira, para o TechTudo


As soft girls são uma das novas sensações da Internet. Fazendo sucesso nas redes sociais TikTok e Instagram, o novo termo representa um estilo popular entre as jovens meninas. Conhecidas antigamente como "Baby girls", elas seguem um visual mais infantilizado e costumam utilizar roupas coloridas, com cores mais claras como o rosa e o lilás. Corações, ursinhos de pelúcia e prendedores de cabelo são alguns dos itens sempre presentes nas fotografias e vídeos das soft girls.

O volume de buscas pelo termo tem estado em uma crescente, segundo a plataforma que monitora as pesquisas na Internet, o Google Trends. Sua popularidade tem crescido no Brasil desde junho deste ano, tendo atingido seu pico de procura no final de setembro. O uso da hashtag #SoftGirl já supera a marca de 120 mil posts, com diversas fotos e vídeos das jovens meninas. No TikTok, popular app de vídeos curtos para Android e iPhone (iOS), é possível encontrar milhares de postagens de meninas que se autointitulam soft girls, popularizando cada dia mais o termo dentro da plataforma. Outros novos estilos que também fazem sucesso são de VSCO Girl e e-girl.

As soft girls ficaram famosas em redes sociais como TikTok e Instagram — Foto: Divulgação/TikTok As soft girls ficaram famosas em redes sociais como TikTok e Instagram — Foto: Divulgação/TikTok

As soft girls ficaram famosas em redes sociais como TikTok e Instagram — Foto: Divulgação/TikTok

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é soft girl?

As softs girls são mulheres, em sua maioria adolescentes, que gostam de se vestir com cores claras, como o rosa, e lembram um visual mais infantil. O termo nasceu nas redes sociais, principalmente com os vídeos compartilhados no TikTok, e se assemelha às antigas "Baby Girls", populares no Tumblr. Essas jovens meninas são conhecidas por usarem roupas mais alegres, com pouca maquiagem e diversos acessórios, como laços, arcos, prendedores de cabelos e corações.

A categoria de meninas que se intitulam soft girls vem crescendo nos últimos meses. Essa tendência se intensificou com a crescente onda do k-pop, o gênero de música pop coreana. Geralmente seus integrantes, tanto em girl bands quanto em boy bands, possuem visuais mais alegres, com a combinação de várias cores vibrantes, com estilos próprios, que são imitados por esse novo conjunto de meninas.

Como são as fotos/vídeos no TikTok?

O TikTok foi a rede social responsável por tornar o termo soft girl famoso, por sua facilidade para realizar montagens de vídeos curtos e poder compartilhar com diversas plataformas. Costuma ser com montagens de vídeos que diversos conteúdos compartilhados nessa categoria se encontram. Meninas, em um primeiro momento vestidas como e-girls, emburradas, com roupas escuras e maquiagens pesadas, passam por uma transformação e viram soft girls, portando novas roupas, com maquiagens leves e cores vibrantes.

Outra plataforma que ajudou a tornar o termo popular foi o Instagram, maior rede social de fotos da atualidade. Nela, as soft girls postam fotos com seu visual colorido, geralmente em locais abertos e durante o dia, uma tendência que se assemelha com a primavera e seus tons alegres. As fotos compartilhadas são conhecidas por suas montagens, com stickers coloridos de corações, flores, nuvens, entre outros. Na maioria das vezes, essas montagens vêm acompanhadas de figurinhas de ursinhos, animais e desenhos animados, relembrando sempre o ambiente infantil.

Como são os looks?

As soft girls são conhecidas por seus visuais alegres e coloridos, sempre com cores vibrantes e "pastéis", como rosa, lilás, amarelo, entre outras. Seus acessórios geralmente são laços e prendedores de cabelo, macacões, roupas largas com patches de flores e borboletas colados nelas. Na maquiagem, são sempre utilizadas cores leves e pouco chamativas, como sombras rosas, blush leve, e quase nunca são usados delineadores. Seus cabelos costumam possuir sua cor natural, e poucas vezes são pintados de outros tons.

Elas também costumam conciliar seus looks com o uso de ursinhos de pelúcia, veludo e lantejoulas, para caracterizar bem seu style. Suas roupas possuem, na maioria das vezes, frases em inglês como "bebê" e "fofa", além da constante presença de personagens da Disney em suas estampas. Artistas como Melanie Martinez e Girls Generation são consideradas referências de estilo para as soft girls.

Diferenças e semelhanças com VSCO Girl e e-girls

As soft girls se assemelham com as VSCO girls e podem ser confundidas em alguns momentos. Ambas as categorias possuem o costume de usar visuais mais básicos e clean. Entretanto, as VSCO girls são adeptas ao uso de cores mais sóbrias e comuns, como o branco, e roupas mais simples, que não chamam tanta atenção. A principal diferença se encontra no visual adotado nas imagens compartilhadas nas redes sociais. As soft girls são conhecidas por editarem suas fotos com colagens de corações e desenhos animados, diferentemente das novas "garotas Tumblr", que postam suas imagens com pouca edição.

Já as e-girls são o extremo oposto das soft girls, uma vez que possuem um visual dotado de cores escuras, com predominância do uso do preto e vermelho. Maquiagens pesadas e correntes são alguns dos itens utilizados pelas electronic girls. As soft girls costumam ser vistas como o contrário das e-girls. Sua semelhança, porém, se encontra em sua origem: ambas as categorias se popularizam por meio do TikTok e disputam espaço entre os milhares de vídeos compartilhados diariamente na rede social.

Mais do TechTudo