Produtividade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Uber VIP é um programa que conecta passageiros com alta avaliação na plataforma aos melhores motoristas, proporcionando viagens mais seguras, confortáveis e sem maiores preocupações. Ao serem adicionados à categoria VIP, os usuários podem receber benefícios sem pagar nada a mais pelas viagens, enquanto motoristas também podem ganhar vantagens durante as corridas de trabalho.

O programa está disponível em várias cidades do país e funciona mensalmente. Ou seja, é preciso preencher requisitos todos os meses para garantir a manutenção das regalias no mês seguinte. Confira, a seguir, como funciona o programa Uber VIP.

Uber VIP concede vantagens para melhores passageiros e motoristas da plataforma — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Uber VIP concede vantagens para melhores passageiros e motoristas da plataforma — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Uber VIP concede vantagens para melhores passageiros e motoristas da plataforma — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e como funciona o Uber VIP?

O Uber VIP é um programa de vantagens mensal voltado para os usuários mais fiéis do aplicativo. Os passageiros mais bem avaliados no app para Android e iPhone (iOS) tornam-se VIP ao alcançar um número mínimo de viagens em um único mês e ao manter uma boa nota de avaliação. O mesmo ocorre com os motoristas, que devem conquistar bons índices de avaliação na plataforma para se manter na categoria.

Ao se tornar VIP, o usuário terá acesso aos benefícios do programa no mês seguinte. As vantagens são mantidas até às 23h59 do último dia do mês. Caso o usuário não alcance os indicadores novamente para se manter na categoria, perderá o benefício no dia 1º do mês subsequente. A renovação dos motoristas também pode ser cancelada caso os índices não sejam atingidos. Ambos podem conseguir uma nova entrada no Uber VIP nos meses seguintes, caso recuperem os números desejados.

Quais são as vantagens e desvantagens?

O principal benefício do Uber VIP é viajar com motoristas experientes e com alto índice de aprovação entre os usuários, o que pode garantir uma viagem mais segura e confortável, sem pagar mais nada por isso — as viagens do Uber VIP possuem o mesmo preço das viagens da categoria UberX. Por outro lado, o Uber diz que existem menos motoristas VIPs em circulação e, por este motivo, o tempo de espera pode ser ligeiramente maior que o UberX comum.

Para o motorista, a vantagem é saber que o passageiro tem familiaridade com a plataforma, possui um bom comportamento e dificilmente trará problemas que violem o Código de Conduta dos passageiros. Os condutores VIP também esperam menos tempo na fila de espera do aeroporto, caso haja a funcionalidade na cidade.

É preciso manter boa nota de avaliação para se tornar Uber VIP — Foto: Thássius Veloso/TechTudo É preciso manter boa nota de avaliação para se tornar Uber VIP — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

É preciso manter boa nota de avaliação para se tornar Uber VIP — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Onde está disponível?

O Uber VIP está disponível nas seguintes cidades: Aracaju, Natal, Belém, Fortaleza, Porto Velho, Recife, São Luís, Teresina, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Juiz de Fora, Londrina, Montes Claros, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Santos, Sorocaba, Uberlândia, Vitória, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia, João Pessoa, Maceió, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro.

Como se tornar VIP?

Não existe um cadastro para se tornar VIP. Para um passageiro alcançar a posição, é preciso completar 20 viagens de Uber ou pedidos no Uber Eats em um único mês, além de manter a avaliação em, no mínimo, 4.6 estrelas. Ao alcançar esses indicadores, o usuário automaticamente já fará parte do programa e será avisado no próprio aplicativo e por e-mail. A partir do mês seguinte, a opção de solicitar um Uber VIP estará disponível no app.

Para o motorista, os critérios variam de acordo com a cidade em que atuam:

Requisitos para um motorista Uber se tornar VIP

Cidades Requisitos
Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlância e Vitória Manter a avaliação igual ou maior a 4.75, completar 100 viagens durante o mês anterior e ter completado mais de 300 viagens com a Uber
Aracaju, Belém, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, Salvador, São Luis e Teresina Manter a avaliação igual ou maior a 4.75, completar 50 viagens durante o mês anterior e ter completado mais de 300 viagens com a Uber
Brasília Manter a avaliação igual ou maior a 4.84 e ter completado mais de 300 viagens com a Uber
Campo Grande Manter a avaliação igual ou maior a 4.77 e ter completado mais de 300 viagens com a Uber
Cuiabá e Goiânia Manter a avaliação igual ou maior a 4.78 e ter completado mais de 300 viagens com a Uber
Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Londrina, Porto Alegre e Rio de Janeiro Manter a avaliação igual ou maior a 4.85 e ter completado mais de 300 viagens com a Uber
Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba Manter a avaliação igual ou maior a 4.8 e ter completado mais de 300 viagens com a Uber

Para conseguir uma boa nota de avaliação, o Uber indica que os motoristas sejam educados, mantenham o carro limpo, utilizem o ar-condicionado em temperatura adequada, dirijam com cuidado e estejam atentos às taxas de aceitação e cancelamento.

Como solicitar uma viagem com Uber VIP?

Caso você faça parte do programa VIP, basta seguir o passo a passo:

  • Abra o aplicativo do Uber;
  • Escolha o destino final da viagem;
  • Solicite a opção "UberX VIP", que aparecerá ao lado do "UberX".

Qual a diferença entre VIP e Pro?

Os motoristas do Uber podem participar tanto das categorias VIP como Pro, pois são sistemas diferentes e que não se chocam. Enquanto o Uber VIP concede vantagens apenas durante as viagens, o Uber Pro é um programa de pontos que concede descontos em combustível, instituições de ensino, academias, entre outros benefícios para a vida pessoal do condutor. Motoristas de todo o Brasil podem participar, independentemente de serem VIP ou não.

Via Uber (1 e 2)

Uber muda e tem novidades no Brasil: saiba tudo

Uber muda e tem novidades no Brasil: saiba tudo

Mais do TechTudo