Telefonia

Por Thássius Veloso, da redação

Rede da Vivo sai do ar na região Sul devido a acidente em obra Rede da Vivo sai do ar na região Sul devido a acidente em obra
Bruno De Blasi/TechTudo

Clientes da Vivo da região Sul tiveram dificuldades para acessar a internet e outros serviços de telecomunicações ao longo da tarde desta quarta-feira (2). A operadora explicou ao TechTudo que o problema no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foi causada por uma obra, sem detalhar por quanto tempo o sinal ficou fora do ar. Também disse que os serviços foram restabelecidos no começo da noite.

Clientes relataram problemas com a rede da Vivo em diversos estados — Foto: Reprodução/Down Detector Clientes relataram problemas com a rede da Vivo em diversos estados — Foto: Reprodução/Down Detector

Clientes relataram problemas com a rede da Vivo em diversos estados — Foto: Reprodução/Down Detector

O apagão foi percebido principalmente na região Sul, com aumento de reclamações sobre internet e telefone no site Down Detector, especializado em monitorar a disponibilidade de serviços online, sites e aplicativos. Houve focos de queixas também em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

A nota inicial dizia o seguinte: “A Vivo informa que alguns clientes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem ter encontrado dificuldades ao utilizar os serviços de voz, internet e TV devido ao rompimento de cabos de fibra ótica que atendem a região. O rompimento foi causado por obras de terceiros. Os serviços estão sendo restabelecidos gradualmente.”

Posteriormente, a empresa comunicou ao TechTudo que a operação foi completamente retomada nas localidades.

As regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelecem “ressarcimento proporcional aos consumidores pelo período de indisponibilidade”, explicando ainda que não há um limite de vezes ou de duração para os eventos temporários de ausência de sinal numa região. Saiba onde telefonar para fazer reclamação.

A Vivo é maior empresa de telefonia celular do país, com 73,7 milhões de clientes em agosto, de acordo com balanço da agência reguladora. Por ora, não é possível dizer quantos assinantes da marca vivem especificamente na região Sul.

Testamos o LG G8X ThinQ, celular com duas telas e ficha técnica potente

Testamos o LG G8X ThinQ, celular com duas telas e ficha técnica potente

Mais do TechTudo