Jogos de corrida

Por Diego Borges, da Redação


Pacer é o um game de corrida espacial que promete ser o grande sucessor de WipeOut. O título será lançado em 2020 para PS4, Xbox One e PC, e promete chamar atenção não apenas por sua jogabilidade que lembra o clássico da era 32 bits, mas também por gráficos em alta definição. O TechTudo testou o game e conta os detalhes, confira:

Uma evolução de Wipeout com F-Zero?

É impossível não falar de Pacer sem fazer uma comparação com clássicas corridas de naves como Wipeout, F-Zero e Star Wars Racer. Tanto por sua ambientação como pelo design do jogo, que lembra muito os clássicos espaciais, mas com gráficos em alta definição. A sensação é a de estar jogando uma versão remasterizada desses títulos, entretanto, vale ressaltar que não há uma ligação direta entre eles.

Pacer promete ser um dos grandes jogos de corrida espacial desta geração — Foto: Divulgação Pacer promete ser um dos grandes jogos de corrida espacial desta geração — Foto: Divulgação

Pacer promete ser um dos grandes jogos de corrida espacial desta geração — Foto: Divulgação

Ainda sobre os gráficos, nos testes, Pacer rodou em um PC Gamer munido de uma GeForce RTX 2080 Ti, o que proporcionou gráficos em alta resolução. O jogo traz um sistema de iluminação e reflexo bem realista, com direito a naves refletindo na pista e sombras com uma profundidade bem convincente.

Essa mesmas naves possuem diferentes possibilidades de personalização. Quando o game for lançado, será possível utilizar uma combinação de cores pré-definidas, ou perder um tempo estilizando seus veículos de uma forma única. Além de um sistema de skins presente dentro do jogo.

Pacer terá gráficos ultrarrealistas — Foto: Divulgação Pacer terá gráficos ultrarrealistas — Foto: Divulgação

Pacer terá gráficos ultrarrealistas — Foto: Divulgação

A ambientação também merece destaque. O trabalho de representação dos cenários passa a sensação de estarmos em um futuro distante, mas em localidades conhecidas, como países asiáticos e grandes metrópoles da América. Também há espaço para provas em cenários totalmente caóticos que nos passa a sensação de estarmos em uma batalha do filme Tron.

Em relação a jogabilidade, Pacer traz um sistema que não difere tanto dos outros jogos de corrida. A grande diferença fica no sistema de Drift que facilita demais o controle das naves em alta velocidade. Ele faz com que o veículo deslizes em uma determinada direção, o que proporciona um controle maior para evitar uma colisão e continuar na curva sem perder tempo. Foi um tanto complexo se acostumar com ele no início, mas com o tempo pegamos a manha e podemos dizer que é um recurso inovador e que pode vir a ser agregado em outros títulos do gênero no futuro.

Pacer resgata essência de WipeOut e F-Zero com corridas futuristas. — Foto: Divulgação/R8 Games Pacer resgata essência de WipeOut e F-Zero com corridas futuristas. — Foto: Divulgação/R8 Games

Pacer resgata essência de WipeOut e F-Zero com corridas futuristas. — Foto: Divulgação/R8 Games

O sistema de armas traz um leque considerável de opções. É interessante como o combate se desenrola, dando um ar de Mario Kart a um jogo cuja pegada é bem diferente. Basicamente você conta com um arsenal, desde metralhadoras até canhões, onde é possível detonar seus adversários à sua frente. E se há um sistema de armas, obviamente também há um de armaduras. Elas são responsáveis por impedir a destruição total da sua nave durante as corridas.

Ainda sobre as armaduras, Pacer conta com diferentes modelos de naves que possuem um balanceamento entre velocidade e resistência. Por exemplo, carros mais velocidades tendem a possuir uma fragilidade maior contra ataques de seus oponentes. Já veículos mais pesados e lentos trazem uma carcaça com uma dificuldade muito maior de ser totalmente destruída. Esse balanceamento cria uma estratégia bem divertida que faz o jogador estudar tanto a pista quando seus oponentes antes de escolher a melhor opção.

Pacer terá 14 pistas com temáticas únicas e com os seus próprios desafios. — Foto: Divulgação/R8 Games Pacer terá 14 pistas com temáticas únicas e com os seus próprios desafios. — Foto: Divulgação/R8 Games

Pacer terá 14 pistas com temáticas únicas e com os seus próprios desafios. — Foto: Divulgação/R8 Games

Pacer também terá diversos modos online, incluindo uma espécie de Battle Royale onde todos os pilotos lutam contra os outros, vencendo o que sobreviver ao final. Entretanto, durante os testes o modo não estava disponível.

Vale a Pena?

Pacer tem tudo para ser uma excelente opção para os amantes de jogos de corrida. Com uma pegada arcade, gráficos encantadores, e uma jogabilidade bem encaixada, o jogo deixa de ser apenas mais uma possível surpresa para ser um dos mais esperados dentro do seu concorrido gênero.

Mais do TechTudo