Jogos de ação

Por Diego Borges, da Redação


Project Resistance é o novo game da franquia Resident Evil. O título será lançado em 2020 para PS4, Xbox One e PC e promete revolucionar a série com uma ação cooperativa onde é possível controlar até mesmo um dos famosos vilões do jogo. O TechTudo testou o jogo durante a BGS 2019 e conta tudo, confira:

Um Resident Evil diferente

Não é a toa que o novo game da famosa franquia recebeu um nome bem diferente do habitual. Project Resistance conta a história de sobreviventes que precisam unir forçar para sobreviver ao caos provocado pelas criaturas do jogo, como zumbis, cachorros mortos-vivos, lickers, entre outros. Bem diferente do enredo convencional cheio de tramas que envolvem a corporação Umbrella ou doutores malucos que criaram vírus que revivem pessoas e outros seres.

Mr. X marcará presença em Project Resistance — Foto: Divulgação/Capcom Mr. X marcará presença em Project Resistance — Foto: Divulgação/Capcom

Mr. X marcará presença em Project Resistance — Foto: Divulgação/Capcom

E quando dizemos que é preciso unir forças, essa não é apenas uma expressão do dia a dia, é a maneira mais inteligente de sobreviver no jogo. Isso porque Project Resistance bebe da fonte de jogos como Dead by Daylight e Friday the 13th: The Game, onde um grupo de jogadores se divide entre as vítimas e o vilão. Coma diferença que em PR há mais criaturas além de apenas um inimigo para derrotar.

Nos testes, primeiro assumimos o controle de um dos personagens que deve sobreviver ao jogo. Antes de começar a partida, somos apresentados às suas habilidades, que eram todas envolvendo golpear as criaturas ou empurra-las para longe. Com o game iniciado, começou uma grande exploração para buscar itens e armas, a medida com que as criaturas iam aparecendo de uma forma tímida e em doses homeopáticas.

Criaturas icônicas como Licker e Mr. X estarão presentes em Project Resistance. — Foto: Divulgação/Capcom Criaturas icônicas como Licker e Mr. X estarão presentes em Project Resistance. — Foto: Divulgação/Capcom

Criaturas icônicas como Licker e Mr. X estarão presentes em Project Resistance. — Foto: Divulgação/Capcom

Aos poucos os zumbis apareciam em maior numero juntos com criaturas mais fortes, fazendo com que a equipe sofresse muitos danos. Entretanto, o grande problema era justamente a falta de coordenação para jogar com outras pessoa em grupo. Em outras palavras, não era a dificuldade de se combater os inimigos, mas a desorganização de espalhar os personagens, fazendo com que poucos conseguissem ser socorridos em momentos de perigo. o resultado foi uma eliminação rápida, antes mesmo da chegada do vilão principal.

Em seguida, começamos a agir em equipe, debatendo estratégia e até mesmo dividindo recursos. O resultado foi muito melhor, com muita facilidade o grupo conseguiu chegar até o vilão da fase, que também era controlado por um jogador. Entretanto, o desespero bateu a porta e mais uma vez a desorganização fez com que os personagens fossem eliminados com uma grande facilidade.

Project Resistance é uma experiência multiplayer assimétrica de Resident Evil — Foto: Divulgação/Capcom Project Resistance é uma experiência multiplayer assimétrica de Resident Evil — Foto: Divulgação/Capcom

Project Resistance é uma experiência multiplayer assimétrica de Resident Evil — Foto: Divulgação/Capcom

No fim das contas, Projetc Resistance se mostrou um game bem fora da curva em relação a outros títulos derivados da franquia numérica. É uma pegada bem diferente, mas cuja jogabilidade se encaixa perfeitamente para o que o game propõe, e diverte tanto quanto outros títulos "parecidos"no qual PR se baseia.

Vale a pena?

Project Resistance não chega para agradar os fãs da franquia Resident Evil, mas sim os amantes de jogos de terror coletivos, como Dead by Daylight e Friday the 13th: The Game. O título pega emprestado um mundo já conhecido, com elementos e criaturas originais da série, e traz uma diversão cooperativa que vale a pena jogar com os amigos.

BGS 2019: veja os principais destaques da feira

BGS 2019: veja os principais destaques da feira

Mais do TechTudo