Redes sociais

Por Fernanda Lutfi, para o TechTudo


O Social Club, aplicativo com interface similar à do Instagram que permite postar imagens associadas à maconha, foi banido da App Store, loja de aplicativos do iPhone (iOS). Lançado no dia 15 de julho de 2019, o app já foi baixado 455 mil vezes — incluindo os downloads da versão para Android — e se tornou um espaço dedicado à droga, sem qualquer tipo de censura.

A comunidade de usuários da plataforma, no entanto, começou a compartilhar imagens de uma série de outras substâncias proibidas — algumas com preço para venda —, além de armas, conteúdo racista e pornografia. O programa esteve entre os cinco aplicativos mais baixados dos Estados Unidos na loja da Apple.

Social Club é banido da App Store por conteúdo impróprio — Foto: Divulgação/Social Club Social Club é banido da App Store por conteúdo impróprio — Foto: Divulgação/Social Club

Social Club é banido da App Store por conteúdo impróprio — Foto: Divulgação/Social Club

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Criado por uma parceria entre Joshua Otten, cofundador da marca de cannabis PRØHBTD, e o rapper Berner, o aplicativo tinha a proposta de ser uma rede social para usuários da maconha, se tornando uma alternativa para publicidade e conteúdos associados ao tema, que é proibido no Instagram. Existiam até mesmo planos para a criação de um canal com séries sobre a maconha. O programa, no entanto, se promoveu como um espaço de "censura zero", o que pode ter sido convidativo a conteúdo impróprio.

O problema aconteceu da noite para o dia, de acordo com Berner, que levantou a hipótese de ter sido um ataque. Apesar de ser similar ao Instagram em interface, o app não possui qualquer tipo de moderação para o conteúdo que recebe. O rapper explicou que o aplicativo está adicionando um sistema de reconhecimento de imagem, com o objetivo de auxiliar na identificação e na remoção de conteúdo problemático.

*Colaborou Rubens Achilles

Conheça o Sarahah, novo app de mensagens anônimas

Conheça o Sarahah, novo app de mensagens anônimas

O que é Sarahah e como funciona o app? Confira no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo