Por André Magalhães, para o TechTudo


Starcraft 2, jogo disponível para PC e Mac, conta com um dos cenários competitivos mais consolidados dos esports. A série de estratégia da Blizzard é protagonista de competições internacionais desde o começo dos anos 2000, com a primeira edição do jogo. O jogo conta com um modo ranqueado que divide seus jogadores por ligas, de acordo com nível de habilidade. Entenda, a seguir, o ranking, ligas e distribuição de pontos em Starcraft 2.

StarCraft é um jogo de estratégia e ficção científica — Foto: Divulgação/Blizzard

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Modo Ranqueado

Modo ranqueado de Starcraft é dividido em ligas — Foto: Divulgação/Blizzard

Ao entrar no modo ranqueado de Starcraft 2, o jogador terá que jogar cinco partidas de colocação (Placement Matches). Os jogos são contra adversários de diferentes níveis, com o objetivo de descobrir o Matchmaking Ranking (MMR) do player, um ranking feito conforme o desempenho e a habilidade de cada jogador. Dessa forma, um player com boas partidas de colocação não necessariamente começará no nível iniciante. Ao final das cinco partidas, o jogador será colocado na liga correspondente.

Existem dois tipos de Placement Matches: os cinco jogos para quem ainda não tem MMR calculado e um jogo para quem tem o MMR da última temporada. Como na maioria dos jogos competitivos, Starcraft funciona com uma periodização por temporadas. Ao final de cada uma, o MMR é mantido, mas as pontuações e bônus são zeradas.

Após as Placement Matches, o jogador entra na fase chamada de Rating Calibration ("Calibração de Nível"). Essa etapa dura 25 partidas, sem possibilidade de promoção na liga. O objetivo é calcular o MMR da forma mais precisa possível para impedir partidas desequilibradas. Na atualização 3.4.0 do jogo, pela primeira vez os níveis de MMR tornaram-se visíveis aos jogadores.

Ligas

Starcraft 2 é dividido em sete ligas, da mais fraca para a mais forte: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Master e Grandmaster. As patentes funcionam em sistema de promoção e rebaixamento e são divididas por três tiers. O jogador precisa subir em cada um dos tiers para ser promovido para uma nova liga. Um player que começar no Tier 3 de Bronze, terá que subir para os Tiers 2 e 1 da mesma categoria para, enfim, conquistar a promoção para a liga Prata.

Ligas são determinadas conforme o nível de cada jogador — Foto: Divulgação/Blizzard

O que separa cada uma das ligas é o MMR. Ao atingir o número mínimo, o jogador é promovido. Caso o MMR fique abaixo do limite, o jogador é rebaixado para a liga ou tier anterior. Na última semana de cada temporada rebaixamentos e promoções são desativados, permitindo que o jogador consiga apenas estabelecer um ranking final no período. A liga mais alta do jogo é a Grandmaster, que reúne a elite do modo competitivo e não é dividida em tiers. Para fazer parte, é preciso estar entre os 200 melhores jogadores do mundo.

Pontuação

A cada partida, jogadores recebem uma pontuação. A “Bonus Pool” é uma série de pontuações que levam em consideração fatores da partida como o nível do adversário e o resultado. Existe um número de "Bonus Pools" a serem alcançados por semana, com o objetivo de encorajar os players a continuarem jogando, e dar a mesma quantidade de bonificação para todos os jogadores.

Entre as ligas Bronze e Platina, jogadores recebem um Bonus Pool a cada 96 minutos e 3 segundos. Já nas ligas Master e Grand Master, a bonificação vem com maior frequência - a cada 56 minutos.

Mais do TechTudo