Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Threads, novo aplicativo de chat privado do Instagram, acumula um número de downloads abaixo do esperado após o lançamento. Em uma semana, cerca de 220 mil pessoas baixaram o app no Android e no iPhone (iOS), o equivalente a apenas 0,1% do total estimado de usuários ativos mensalmente na rede social. Os dados foram levantados pelo monitor Apptopia e divulgados inicialmente pelo site Business Insider.

O resultado é o pior até o momento para um aplicativo desenvolvido pelo Instagram. Em sete dias após ficar disponível para download em junho de 2018, o app IGTV teve 1,5 milhões de acessos, mais de seis vezes o número alcançado pelo Threads. Já o Boomerang, lançado há quatro anos, atraiu público de 2,8 milhões de usuários no mundo todo.

Threads for Instagram tem baixo volume de downloads uma semana após lançamento — Foto: Pedro Vital/TechTudo Threads for Instagram tem baixo volume de downloads uma semana após lançamento — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Threads for Instagram tem baixo volume de downloads uma semana após lançamento — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Entre os possíveis motivos estão a forte similaridade do app com o Snapchat. O mensageiro permite compartilhar texto, fotos e vídeos e traz um modo de câmera com atalhos para envio rápido a amigos específicos. Em avaliações na App Store e na Google Play Store, alguns usuários chegam a comparar o Threads com uma versão piorada do rival. O app tem média de 4,2 na loja do Google e apenas 3,4, na plataforma da Apple.

O desempenho fraco também pode ter sido influenciado pela existência de outros aplicativos com o mesmo nome. Um app homônimo de chat empresarial que ainda está em fase Beta acumula diversos reviews negativos de usuários que baixaram por engano pensando se tratar do lançamento do Instagram. A reclamação mais comum envolve a impossibilidade de acessar a conta.

App do Instagram não é o primeiro a aparecer ao buscar por "Threads" nas lojas de apps — Foto: Reprodução/Paulo Alves App do Instagram não é o primeiro a aparecer ao buscar por "Threads" nas lojas de apps — Foto: Reprodução/Paulo Alves

App do Instagram não é o primeiro a aparecer ao buscar por "Threads" nas lojas de apps — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Atualmente, o aplicativo da rede social não aparece em primeiro lugar nos resultados de busca nas lojas do Android nem do iPhone. Além disso, o app que surge mais comumente na primeira posição também tem logo na cor roxa. A maneira mais simples de encontrar o programa é digitando “Threads do Instagram” no campo de pesquisa.

Como desbloquear no Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Instagram Modo Noturno: como deixar o app com fundo escuro

Mais do TechTudo