Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


A qualidade das chamadas de voz pela conexão 4G em aplicativos como WhatsApp, Skype e Facebook Messenger no Brasil é considerada "aceitável", segundo a conclusão de um relatório da Opensignal divulgado nesta segunda-feira (7). A empresa comparou o desempenho das ligações em 80 países — no ranking geral, o Brasil aparece na 39ª posição, com 77 pontos em uma escala de 0 a 100.

O estudo apontou que, apesar de problemas como chiado, volumes baixos e interferências, a maior parte dos brasileiros consegue realizar chamadas de voz pelo 4G. Comparado a outros países da América Latina, no entanto, o Brasil tem nota inferior a Uruguai (78,6 pontos) e Porto Rico (78,5 pontos). Ainda assim, segundo o levantamento, dois terços dos países latino-americanos apresentaram índice "ruim" ou "muito ruim".

Brasil tem qualidade 'aceitável' em chamadas de voz via WhatsApp, Skype e Messenger — Foto: Reprodução/Carol Danelli Brasil tem qualidade 'aceitável' em chamadas de voz via WhatsApp, Skype e Messenger — Foto: Reprodução/Carol Danelli

Brasil tem qualidade 'aceitável' em chamadas de voz via WhatsApp, Skype e Messenger — Foto: Reprodução/Carol Danelli

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

As chamadas de voz com melhor desempenho, por outro lado, estão concentradas na Europa, que abriga 13 dos 19 países mais bem colocados no ranking. A lista é liderada por Bélgica (82,6 pontos), Holanda (82,4 pontos), Dinamarca (82,2 pontos), Eslováquia (82,1 pontos) e Finlândia (82 pontos).

Nenhum país alcançou qualidade "excelente" ou "muito boa". Segundo a Opensignal, isso se deve à capacidade limitada e à latência das redes 4G, o que provoca atrasos e variações no sinal. A empresa acredita que o 5G permitirá que mais usuários tenham acesso a chamadas de voz com qualidade acima da média e menos latência.

O levantamento foi feito com base em mais de 57 bilhões de medições em 23,8 milhões de celulares espalhados pelo mundo entre os meses de junho e agosto. A partir dos parâmetros da União Internacional de Telecomunicações, a Opensignal criou índices para quantificar a qualidade das chamadas de voz pela rede móvel 4G. Eles indicam se o nível das ligações é excelente (95 a 100 pontos), muito boa (87 a 95), boa (80 a 87), aceitável (74 a 80), ruim (66 a 74), muito ruim (60 a 66), ininteligível (45 a 60) ou se é impossível de se comunicar (0 a 45).

WhatsApp: como alternar entre chamada de voz e vídeo no iPhone

WhatsApp: como alternar entre chamada de voz e vídeo no iPhone

Mais do TechTudo