Redes sociais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O WhatsApp desapareceu da Play Store misteriosamente na manhã desta sexta-feira (11). Ao buscar o mensageiro na loja de apps, em celulares Android, surgiam somente aplicativos relacionados, mas não a versão original. O link direto para download, no entanto, permaneceu online e funcionava tanto no celular, quanto na versão web da plataforma do Google. A surpresa foi notada primeiro pelo site especializado WABetaInfo.

O funcionamento do app já instalado no smartphone não foi afetado. Além disso, a App Store segue disponibilizando normalmente o WhatsApp para iPhone (iOS). Já a variante empresarial WhatsApp Business permanece ativa nas lojas dos dois sistemas.

WhatsApp não aparece na busca da Play Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves WhatsApp não aparece na busca da Play Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves

WhatsApp não aparece na busca da Play Store — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Atualização: o download do WhatsApp na Play Store voltou ao normal por volta das 10h30. O TechTudo entrou em contato com a assessoria da empresa, que ainda não se pronunciou sobre os motivos que levaram ao sumiço do app na loja.

No Twitter, diversos usuários relatam o desaparecimento do aplicativo na busca na loja Google Play. No entanto, algumas pessoas publicaram prints que mostram o mensageiro normalmente na loja do Android. Alguns usuários apontaram que, usando buscas com palavras-chave erradas, era possível encontrar o aplicativo. O TechTudo não conseguiu reproduzir nenhuma forma de fazê-lo aparecer na busca.

Como desbloquear o WhatsApp com digital; saiba ativar

Como desbloquear o WhatsApp com digital; saiba ativar

Vale ressaltar que, quem já tem o aplicativo baixado e instalado no celular, consegue acessá-lo normalmente na lista "Meus apps e jogos" da Play Store. O link direto para a página do app também pode ser aberto sem problemas, caso seja necessário instalar em um novo aparelho. O bug afeta tanto a versão regular, quanto o WhatsApp Beta.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo