Celulares

Por Rodrigo Roddick, para o TechTudo


Uma simples iniciativa da Xiaomi incorporada aos novos celulares Redmi 8 e Redmi 8A é capaz de remover a poeira nos alto-falantes dos aparelhos. O recurso lida com um problema bastante comum aos telefones, que é causado pelo acúmulo de sujeira nas cavidades e pode obstruir a passagem do som. A limpeza aumenta a qualidade do áudio ao mesmo tempo que se livra dos detritos.

Segundo a fabricante, este mecanismo limpa totalmente os alto-falantes e não causam danos aos emissores. O método emite uma frequência específica para remover a impurezas, algo que jamais foi visto em outros aparelhos.

Redmi 8 tem bateria de 5.000 mAh — Foto: Divulgação/Xiaomi

Quando ativado, o recurso aciona a reprodução de um som personalizado projetado justamente para essa finalidade. Ele atinge a amplitude máxima do alto-falante por 30 segundos, e como o som é uma vibração no ar, acaba expulsando os detritos para fora das cavidades dos emissores.

A tecnologia está presente apenas nos Redmi 8 e 8A da marca. Os modelos não fazem parte do catálogo oficial da Xiaomi para o Brasil, cuja operação é fruto de parceria com a distribuidora DL.

Entretanto outras fabricantes incorporaram ferramentas similares aos seus dispositivos, como é o caso do relógio da Apple. O Apple Watch 2 e modelos posteriores possuem um recurso chamado Bloqueio de Água. Quando acionado, ele ativa alguns mecanismos internos que expelem o líquido após uma sessão de natação, por exemplo. A própria fabricante informa que o usuário pode identificar o recurso em ação: “você ouvirá sons e talvez sinta água no braço”.

Apple Watch 4 também expulsa água — Foto: Divulgação/Apple

De acordo com a Apple, se o usuário iniciar uma atividade aquática, o smartwatch ativa a vedação da água automaticamente. Ao fim do exercício, ele só vai precisar destravar a coroa digital para que o líquido escorra para fora do dispositivo.

Moto G8 Play e Moto G8 Plus: veja preço e ficha técnica dos smartphones da Motorola

Moto G8 Play e Moto G8 Plus: veja preço e ficha técnica dos smartphones da Motorola

Mais do TechTudo