Celulares

Por Rodrigo Roddick, para o TechTudo

Apple quer mudar biometria de iPhone e Apple Watch Apple quer mudar biometria de iPhone e Apple Watch
Reprodução/GizChina

O Touch ID pode retornar no iPhone 2020 e também aos futuros Apple Watches. Um pedido de patentes arquivado em 2018, mas publicado este ano pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos aponta que a Apple está trabalhando em um sensor de impressão digital incorporado às telas dos dispositivos. A ideia é trazer o Touch ID de volta, mas desta vez sob a tela dos dispositivos.

Desde a chegada do iPhone X em 2017, quando o botão Home foi extinto, o Touch ID não está mais presente no iPhone. Entretanto, ele ainda é utilizado em alguns Macbooks Pro e iPads.

Patente aponta para Apple Watch com impressão digital sob tela — Foto: Reprodução/GizChina Patente aponta para Apple Watch com impressão digital sob tela — Foto: Reprodução/GizChina

Patente aponta para Apple Watch com impressão digital sob tela — Foto: Reprodução/GizChina

Apesar da impressão digital sob tela vir descrita no documento, a patente se chama “Conjuntos de antenas para pulseiras de relógio”. O motivo dela vir com este nome deve-se à intenção da Apple em mover as antenas do Apple Watch para a pulseira. Elas teriam que ser capazes de dobrar, esticar e flexionar para se adaptar à sua estrutura dinâmica.

A patente, no entanto, revela o desafio que a Apple vai enfrentar ao migrar as antenas. As pulseiras do relógio são submetidas a todo tipo de desgastes e movimentos, devido à utilização em esportes e atividades radicais. Além desses detalhes, a fabricante ainda teria que se preocupar com a vedação aquática e se as pulseiras continuariam a ser removíveis, já que as antenas são indispensáveis aos smartwatches.

Apple pretende migrar as antenas do Apple Watch para a pulseira — Foto: Reprodução/GizChina Apple pretende migrar as antenas do Apple Watch para a pulseira — Foto: Reprodução/GizChina

Apple pretende migrar as antenas do Apple Watch para a pulseira — Foto: Reprodução/GizChina

As antenas de conexões sem fio como Bluetooth e Wi-Fi, bem como as de celular então deixariam de estar na caixa metálica, abrindo espaço para os novos componentes do Touch ID sob tela ou talvez para uma bateria maior. Pode até ser que o espaço seja dedicado a outro tipo de scanner.

No início deste ano, outro pedido de patente indicou que a Apple estaria desenvolvendo um sensor que permitiria o desbloqueio dos aparelhos através do reconhecimento da palma da mão do usuário. Seja como for, a expectativa é que os futuros dispositivos da Maçã venham tanto com a impressão digital sob tela quanto o Face ID.

Espera-se que o iPhone 2020 já venha com o sensor de impressão digital sob tela. Alguns acreditam que o iPhone SE 2, que deve se basear na aparência do iPhone 8, provavelmente vai trazer de volta o botão “Home” com o Touch ID integrado.

Mais do TechTudo