Celulares

Por Milena Garcia, para o TechTudo

As diferenças entre Moto G8 Play e Moto G8 Plus As diferenças entre Moto G8 Play e Moto G8 Plus
Thássius Veloso/TechTudo

A Motorola fez o lançamento de dois novos smartphones. Quebrando a tradição de anunciar apenas uma linha Moto G por ano, os modelos que chegam ao mercado são o Moto G8 Play e o Moto G8 Plus. Apesar de possuírem propostas diferentes, ambos trazem pontos positivos em suas especificações – o primeiro com preço atrativo e o segundo com ficha técnica mais avançada, por exemplo.

Um ponto em comum entre os sucessores do Moto G7 Play e do Moto G7 Plus é a câmera tripla, além de recursos de desbloqueio facial e baterias de longa duração com possibilidade de carregamento rápido. É possível encontrar o G8 Play nas cores preto e magenta, enquanto o G8 Plus fica disponível em vermelho escuro e azul safira. Nas linhas a seguir, você confere o comparativo entre os dois modelos de telefone.

Moto G8 Play e Moto G8 Plus: veja preço e ficha técnica dos smartphones da Motorola

Moto G8 Play e Moto G8 Plus: veja preço e ficha técnica dos smartphones da Motorola

Tela e design

O Moto G8 Play conta com tela de 6,2 polegadas e resolução de 720 x 1520 pixels (HD+). Já o Moto G8 Plus oferece display um pouco maior, de 6,3 polegadas. Entretanto, em termos de resolução a diferença do modelo Plus é mais significativa, sendo correspondente a 2280 x 1080 pixels (Full HD+). O aparelho também conta com painel LCD IPS. Um ponto em comum entre a tela dos aparelhos fica por conta do formato alongado em formato 19:9, que já se tornou um clássico da Motorola.

Os aparelhos apresentam design semelhante, com a presença de notch em formato de gota. Além disso, ambos ocupam o lado superior esquerdo da face traseira com o conjunto fotográfico – localizado na mesma posição que o iPhone XS.

Moto G8 Play tem notch em forma de gota — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Moto G8 Play tem notch em forma de gota — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Moto G8 Play tem notch em forma de gota — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Câmera

Os lançamentos da Motorola chegam com tudo no quesito fotografia. Ambos vêm equipados com câmera tripla, porém divergem quanto à potência. O conjunto fotográfico do G8 Play é distribuído em: ultra wide de 117º com 8 MP, sensor de profundidade de 2 MP e a câmera principal com 13 MP. No caso do G8 Plus, a configuração é de: 48 MP na câmera principal (com tecnologia Quad Pixel), 16 MP na câmera de ação e 5 MP no sensor de profundidade. A diferença na câmera frontal dos aparelhos é de 8 MP com abertura de f/2.2 no Play, contra os 25 MP com abertura f/2.0 no Plus.

Moto G8 Plus: selfies de 25 MP — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Moto G8 Plus: selfies de 25 MP — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Moto G8 Plus: selfies de 25 MP — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O Moto G8 Play vem equipado com inteligência artificial que melhora as fotos automaticamente, modo retrato, efeito Bokeh e detecção de sorriso. Já o Moto G8 Plus promete modo noturno melhorado, além de modo retrato e foco automático na câmera frontal.

Desempenho e armazenamento

De acordo com a Motorola, o processador utilizado no Moto G8 Play é 30% mais rápido do que o Qualcomm Snapdragon 632 presente em seu antecessor. No caso, o lançamento vem equipado com um um MediaTek Helio P70M octa-core com 2,0 GHz de velocidade. Além disso, o produto conta com memória RAM de 2 GB e armazenamento de 32 GB, havendo ainda espaço para inserção de cartão MicroSD de até 512 GB.

Enquanto isso, o Moto G8 Plus utiliza Qualcomm Snapdragon 665. Trata-se de um processador intermediário octa-core de até 2,0 GHz de velocidade nos quatro núcleos principais e de 1,8 GHz nos quatro núcleos restantes, utilizados em economia de energia. Quanto à memória RAM, o aparelho oferece 4 GB, já no armazenamento o espaço oferecido é de 64 GB, também havendo compatibilidade com de cartões de memória microSD de até 512 GB.

Moto G8 Play vem equipado com processador MediaTek de oito núcleos — Foto: Divulgação/Motorola Moto G8 Play vem equipado com processador MediaTek de oito núcleos — Foto: Divulgação/Motorola

Moto G8 Play vem equipado com processador MediaTek de oito núcleos — Foto: Divulgação/Motorola

Bateria

Os dois telefones oferecem grandes avanços quando o assunto é a bateria. Ambos passam a contar com 4.000 mAh de capacidade, o que deve garantir um dia inteiro de uso longe da tomada. Os aparelhos também oferecem o recurso de carregamento rápido, porém o modelo G8 Plus ganha vantagem ao sair de fábrica com o sistema TurboPower de 15W, mais veloz que o carregador de 10 W compatível com o G8 Play.

Acabamento cereja do Moto G8 Plus — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Acabamento cereja do Moto G8 Plus — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Acabamento cereja do Moto G8 Plus — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Android e recursos adicionais

Tanto o G8 Play, quanto o G8 Plus, saem de fábrica com o Android 9 (Pie). Há expectativa de que eles recebam atualizações para o Android 10, que conta com modo escuro.

Um recurso interessante presente nos dois aparelhos é o leitor de impressões digitais localizado na traseira do aparelho, integrado à marca “M” da Motorola. Além disso, os lançamentos ainda contém sensor de reconhecimento facial. Por outro lado, o G8 Play não conta com o NFC, recurso presente no G8 Plus – o que pode representar um grade diferencial para alguns usuários, em especial na transmissão de dados e pagamento por contato com maquininhas.

Biometria do Moto G8 Play: leitor de impressões digitais fica na marca da Motorola — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Biometria do Moto G8 Play: leitor de impressões digitais fica na marca da Motorola — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Biometria do Moto G8 Play: leitor de impressões digitais fica na marca da Motorola — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Outros recursos a serem citados do Moto G8 Plus são o Bluetooth 5, conector para fone de ouvido tradicional, dual chip e alto-falante estéreo da Dolby, que promete áudio mais nítido e realista na exibição de vídeos, músicas e jogos. Enquanto isso, o Moto G8 Play vem equipado com Bluetooth 4.2 e conectividade USB dentro do novo padrão USB-C.

Preço

Ficha técnica: Moto G8 Play vs. Moto G8 Plus

Especificações Moto G8 Play Moto G8 Plus
Lançamento Outubro de 2019 Outubro de 2019
Preço de lançamento R$ 1.099 R$ 1.699
Sistema Android 9 (Pie) Android 9 (Pie)
Processador MediaTek Helio P70M (octa-core de até 2 GHz) Snapdragon 665 (octa-core de até 2 GHz)
Memória RAM 2 GB 4 GB
Armazenamento 32 GB 64 GB
Cartão de memória MicroSD de até 512 GB MicroSD de até 512 GB
Tela 6,2 polegadas 6,3 polegadas
Resolução da tela HD+ (720 x 1520) Full HD+ (1080 x 2280)
Câmera principal Tripla, 13 MP, 8 MP e 2 MP Tripla, 48 MP, 16 MP e 5 MP
Câmera frontal 8 MP 25 MP
Bateria 4000 mAh 4000 mAh
Dimensões 157.6 mm X75.4 mm X 9.0 mm 158.4 mm X 75.8 mm X 9.1 mm
Peso 183,6 gramas 188 gramas
Cores Preto ônix e vermelho magenta Cereja e azul safira
Mais do TechTudo