Lançadores e buscadores

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Google começará a oferecer mais informações ao pesquisar por traduções ou significados de palavras estrangeiras. Uma das novidades é uma ferramenta de pronúncia mais avançada: em vez de apenas escutar como determinado termo é dito em outro idioma, o usuário poderá praticar a pronúncia e receber o feedback em tempo real para saber se está falando corretamente. Outra mudança está no uso de imagens para ajudar a entender melhor o significado de uma palavra traduzida.

Ao digitar "Como pronunciar" seguido de uma palavra estrangeira, o Google irá tocar o áudio da pronúncia correta e dar opção de treinamento. Ao tocar em um botão, o usuário poderá ditar sua própria pronúncia em voz alta e submeter para avaliação.

Google começa a testar prática de pronúncia no buscador — Foto: Reprodução/Google Google começa a testar prática de pronúncia no buscador — Foto: Reprodução/Google

Google começa a testar prática de pronúncia no buscador — Foto: Reprodução/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O sistema então reconhece a voz e mostra os fonemas na tela para ajudar a pessoa a entender exatamente o que precisa melhorar. Segundo a empresa, a tecnologia de reconhecimento de fala divide a pronúncia em pequenos trechos e cruza o jeito como as pessoas pronunciam a palavra e aquilo que o algoritmo espera ouvir.

Ferramenta de pronúncia será liberada primeiro em inglês americano — Foto: Divulgação/Google

Ferramenta de pronúncia será liberada primeiro em inglês americano — Foto: Divulgação/Google

O recurso ainda é experimental e, por isso, começa apenas com quem fala o inglês americano. Em breve, usuários que têm o Google configurado para espanhol também poderão testá-lo. Ainda não há previsão de lançamento da função em português.

A exibição de imagens para palavras traduzidas, por outro lado, está disponível para todos desde já no Google para web e no celular. Por enquanto, a função irá exibir fotos apenas ao traduzir substantivos.

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Como aprender inglês usando o celular? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo