Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Samsung divulgou planos para expandir o formato de celulares dobráveis para além daquele visto no Galaxy Fold: a companhia mostrou imagens de um conceito de smartphone que dobra na vertical, lembrando o icônico estilo flip. Diferentemente do aparelho que chegou ao mercado em setembro, que fecha como um livro, o novo modelo tem a proposta de reduzir de tamanho para caber em qualquer bolso. O anúncio foi realizado em uma conferência para desenvolvedores realizada nesta semana.

Com a novidade, a empresa tenta se antecipar à rival Motorola, que poderá apresentar o sucessor do clássico V3 com design dobrável em novembro – o aparelho poderá se chamar Moto Razr. Porém, ainda não há previsão de lançamento de um Galaxy nesses moldes.

Samsung apresenta conceito de celular dobrável no estilo flip — Foto: Divulgação/Samsung Samsung apresenta conceito de celular dobrável no estilo flip — Foto: Divulgação/Samsung

Samsung apresenta conceito de celular dobrável no estilo flip — Foto: Divulgação/Samsung

As imagens divulgadas pela Samsung mostram um celular que tem tela apenas na porção interna. Ao fechar, ele ficaria com tamanho reduzido e poderia combinar com bolsos menores. Aberto, ele se comportaria como um smartphone comum. A empresa também menciona novos cenários de uso: fixando a dobradura em 90 graus, o telefone poderia ficar posicionado sobre a mesa para videochamadas sem precisar de suporte.

O visual se parece com os supostos desenhos vazados do dobrável da Motorola, com a diferença de que o possível Moto Razr teria também um display externo para exibir notificações e executar ações mais simples. A solução da dona do Moto G, nesse sentido, se inspira na solução de duas telas que a Samsung adotou no Galaxy Fold.

Samsung explora formato de celular que reduz de tamanho — Foto: Divulgação/Samsung

Samsung explora formato de celular que reduz de tamanho — Foto: Divulgação/Samsung

Apesar da divulgação do conceito, a sul-coreana ainda toma o cuidado para não se comprometer com lançamentos nesse formato. O Galaxy Fold sofreu atrasos após diversos problemas na tela e só chegou ao mercado recentemente. Segundo a diretora de pesquisa e desenvolvimento da companhia, Sally Jeong, os engenheiros ainda estão “explorando” o formato de flip como uma das opções viáveis com uso de telas flexíveis para telefones.

Com informações de Samsung e CNET

Galaxy Fold: veja curiosidades do celular com tela dobrável da Samsung

Galaxy Fold: veja curiosidades do celular com tela dobrável da Samsung

Mais do TechTudo