Segurança

Por Tatiane Mota, para o TechTudo


O Google lançou, na última semana, a App Defense Alliance, uma espécie de força-tarefa para mapear e excluir aplicativos perigosos que possam chegar à Google Play Store. A iniciativa é uma parceria com as empresas de segurança móvel ESET, Lookout e Zimperium, e tem por objetivo otimizar a detecção dos apps potencialmente prejudiciais e tomar ações mais rápidas para impedir que os programas cheguem aos dispositivos Android.

A novidade funciona como uma resposta para a grande quantidade de programas maliciosos que têm passado pelos filtros de proteção e chegado aos aparelhos dos usuários. No início da semana, por exemplo, o Google removeu 13 aplicativos com malware que acumulavam mais de 2 bilhões de downloads, alguns deles se passando por softwares antivírus.

App Defense Alliance é uma iniciativa de segurança do Google e da ESET — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A App Defense Alliance estabelece um sistema de verificação conjunta entre o Google Play Protect e os parceiros para combater as ameaças e identificar programas suspeitos antes de serem lançados na Google Play Store. Trata-se de uma atividade complementar aos mecanismos de segurança já adotados pelo Google.

As empresas de cibersegurança passam a atuar como um segundo olhar, analisando aplicativos em busca de ameaças para, assim, impedir sua publicação. Com tecnologias diferentes na execução das análises, a ideia do Google é aumentar a eficiência na identificação de apps maliciosos.

Via Google (1 e 2)

Como remover vírus em um celular Android

Como remover vírus em um celular Android

Qual o melhor antivírus otimizador para Android? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo