Jogos de RPG

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Diablo 4 foi anunciado oficialmente durante a feira de jogos BlizzCon 2019 com dois trailers que mostram um pouco sobre a sua história e seu icônico gameplay. O game trará o retorno de Lilith como vilã principal, e apresentou um visual mais sombrio, semelhante ao dos primeiros capítulos da série. Confira todos os detalhes e novidades que já foram confirmados até agora. Diablo 4 está em desenvolvimento para PlayStation 4, Xbox One e PC, ainda sem uma data de lançamento definida.

Enredo

A história de Diablo 4 tem início muitos anos depois dos eventos de Diablo 3, após o mundo ser devastado pelo Eterno Conflito entre o Paraíso Celestial e o Inferno Ardente, e milhões terem morrido como consequência dessa guerra. Um grupo de aventureiros desavisados adentram uma perigosa câmara em busca de tesouros, mas acabam por encontrar algo mais, um portal para invocação. Seus sacrifícios trazem de volta uma poderosa força dos primórdios do mundo: Lilith, a própria criadora do mundo "Santuário" no qual o game se passa.

Diablo 4 traz o retorno de Lilith como vilã principal — Foto: Reprodução/Diablo

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Jogabilidade

A clássica jogabilidade isométrica pela qual a série Diablo é conhecida está de volta com dezenas de monstros por toda parte e gigantescos chefes para derrotar por itens poderosos. O sistema de progresso ilimitado também retorna, o qual permite que jogadores fiquem cada vez mais poderosos para encararem o game em níveis de dificuldade maiores. Foram confirmados ainda modos cooperativos para jogar com amigos e PvP (Jogador vs Jogador) para enfrentá-los.

O mundo terá cinco regiões interligadas com centenas de dungeons e vários itens lendários. Segundo o presidente da Blizzard, J. Allen Black, será possível se aventurar pelo deserto de Kehjistão, as florestas de Scosglen repletas de lobisomens e as Estepes Secas, um território inóspito para jogadores.

Classes

Inicialmente apenas três classes foram reveladas para o game: Bárbaro (Barbarian), Maga (Sorceress) e Druida (Druid), com opções de trocar o gênero. O Bárbaro continua focado no confronto corpo a corpo e ganhou uma nova habilidade chamada "Arsenal" que garante a ele carregar quatro armas ao mesmo tempo com a possibilidade de trocar rapidamente entre elas.

O Bárbaro, a Maga e o Druida são as primeiras classes confirmadas para Diablo 4 — Foto: Reprodução/Diablo

A Maga retorna de Diablo 2 com uma série de magias elementais que envolvem congelar inimigos, invocar bolas de fogo dos céus e se transformar em eletricidade para causar todo tipo de dano diferente. Já o Druida é uma classe favorita do público com o poder de se transformar em criaturas como um urso ou lobisomem, além de ter ainda companheiros como corvos e lobos. Os produtores chegaram a comentar que foi um erro não ter o Druida de Diablo 3 e que isso irritou os jogadores.

Plataformas

Em seu anúncio o game foi confirmado apenas para o PlayStation 4, Xbox One e PC. Apesar da recente aproximação da Blizzard com a Nintendo, não houve menção a uma versão para o Nintendo Switch. É possível que, assim como outros títulos populares recentemente, o jogo receba no futuro também uma versão para o console híbrido da Nintendo com algumas restrições técnicas.

Por enquanto Diablo 4 sairá apenas no PlayStation 4, Xbox One e PC, sem uma versão Switch anunciada — Foto: Reprodução/Blizzard Entertainment

Referencia aos antigos jogos

Assim que o trailer cinemático começa jogadores poderão ver por alguns segundos a clássica catedral de Tristram onde Diablo estava preso no primeiro game, um pequeno easter egg deixado para os fãs. O novo visual mais sombrio parece ser um retorno às origens de Diablo 1 e 2, já que jogadores chegaram a reclamar que Diablo 3 estava muito colorido.

A visão da Catedral de Tristram no trailer cinemático de Diablo 4 desperta lembranças nostálgicas do primeiro game — Foto: Reprodução/Diablo

Jogadores de Diablo 2 podem se lembrar que Lilith já foi um chefe anteriormente no antigo evento Pandemonium, no entanto, seu visual era apenas uma versão com cores diferentes do mesmo modelo de Andariel, sem um visual próprio. Agora a personagem recebeu um novo design e ganhou destaque no quarto capítulo.

Novidades na franquia

Diablo 4 contará com algumas novidades, dentre as quais algumas foram mostradas no trailer. As que chamam mais atenção na jogabilidade são a adição de montarias para percorrer o mapa, e uma melhor integração com o relevo. Enquanto em outros games da série havia um caminho predeterminado para seguir, agora será possível pular por pontos do mapa e descer de níveis superiores para inferiores sem escadas. Também foi mencionado que a campanha não será linear, então poderá não haver uma ordem para enfrentar os dungeons.

Diablo 4 trará várias novidades e uma das mais pedidas pelos fãs são as montarias — Foto: Reprodução/Diablo

Qual sua classe preferida em Diablo 3? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo