Redes sociais

Por Beatriz Cardoso, da Redação


O Instagram anunciou nesta terça-feira (12) o teste da nova função Cenas somente para usuários do Brasil. A ferramenta permite filmar e editar vídeos curtos para publicar no Stories. Entre as opções de edição estão adicionar trilha sonora, mudar velocidade do clipe ou gravar com as mãos livres. Vale ressaltar que, por se tratar de um experimento, a implementação definitiva do recurso no Instagram depende da resposta dos usuários — ou seja, a ferramenta pode ser temporária.

O lançamento segue a tendência de clipes breves e divertidos na Internet, cuja principal plataforma é o aplicativo chinês TikTok. Cenas está, a partir de hoje, disponível na câmera do Stories no aplicativo para iPhone (iOS) e Android da rede social.

Cenas, do Instagram Stories, permite gravar clipes curtos — Foto: Divulgação/Instagram Cenas, do Instagram Stories, permite gravar clipes curtos — Foto: Divulgação/Instagram

Cenas, do Instagram Stories, permite gravar clipes curtos — Foto: Divulgação/Instagram

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Publicações feitas com o Cenas podem ter destaque em seção exclusiva da aba Explorar do Instagram, e posts do tipo ganham uma etiqueta próxima ao nome do usuário para indicar a ferramenta. O recurso pode ser acessado a partir da câmera do Stories, e o clipe é compartilhado com todos os seguidores, no Direct ou apenas na lista de melhores amigos.

O Cenas vem com algumas funções para facilitar a edição de clipes breves no Instagram sem precisar recorrer a aplicativos de terceiros. Diferente dos Stories comuns, o recurso permite cortar e juntar partes diferentes de vídeos, ou escolher gravar determinada cena novamente sem perder todo o clipe já salvo.

Os recursos ficam disponíveis, após a gravação, no lado esquerdo da tela. É possível adicionar trilha sonora ao vídeo, de maneira semelhante ao popular sticker de Música. Além disso, a ferramenta velocidade permite personalizar a reprodução do clipe para deixa-lo em câmera lenta ou mais rápido.

Posts do tipo Cenas ganham destaque próprio na aba Explorar — Foto: Divulgação/Instagram Posts do tipo Cenas ganham destaque próprio na aba Explorar — Foto: Divulgação/Instagram

Posts do tipo Cenas ganham destaque próprio na aba Explorar — Foto: Divulgação/Instagram

O temporizador e contagem-regressiva possibilita gravar com as mãos livres, e ajudar o usuário a sincronizar seu vídeo com a música de fundo. Já a chamada “ferramenta fantasma” é um faz-tudo que permite sincronizar partes do clipe, mudar a ordem de cenas ou editar apenas trechos específicos.

O Cenas chega ao Instagram Stories com a proposta de estimular a criatividade dos usuários, e surfando na onda de clipes divertidos com música da Internet. Segundo o Instagram, o desenvolvimento aconteceu em resposta ao sucesso do adesivo de Música.

"Estamos animados em testar Cenas, um novo formato de Stories que oferecerá à nossa comunidade mais uma maneira de criar vídeos divertidos e curtos com música”, anunciou o Diretor de Produto Robby Stein. É importante lembrar que a ferramenta está em fase de testes, e pode ser retirada do aplicativo no futuro, dependendo do feedback recebido pelo Cenas.

Não fui aprovado para Instagram Shopping, e agora? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como colocar música no Instagram Stories

Como colocar música no Instagram Stories

Mais do TechTudo