Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


A contagem de likes voltou a aparecer para algumas contas do Instagram. A mudança começou a ser reportada com mais frequência pelos usuários a partir de outubro, no Twitter, mas também há relatos de meses anteriores. Procurado pelo TechTudo, o Instagram disse que o reaparecimento das curtidas faz parte de uma nova fase do teste que ocultou o número de likes do público geral, em julho.

Segundo o Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas na Internet, as buscas pelo termo "Instagram voltou a mostrar likes" estão em ascensão desde 24 de novembro. No Twitter, os usuários se queixaram do retorno das curtidas.

Instagram volta a mostrar número de curtidas para alguns usuários — Foto: Reprodução/TechTudo Instagram volta a mostrar número de curtidas para alguns usuários — Foto: Reprodução/TechTudo

Instagram volta a mostrar número de curtidas para alguns usuários — Foto: Reprodução/TechTudo

Houve, inclusive, quem ironizasse a medida, dizendo que a saúde mental de todos os usuários da rede social já havia sido reestabelecida. Isso porque, quando anunciou a remoção das curtidas, o Instagram declarou que a mudança tinha como objetivo tirar a pressão social por popularidade e diminuir o clima de competição na plataforma.

Procurado pelo TechTudo, o Instagram explicou que, na verdade, o retorno dos likes faz parte do mesmo teste que ocultou as curtidas. Em julho, quando deu início ao experimento no Brasil, a rede social já havia adiantado que iria analisar a recepção do teste para descobrir se retirar likes pode, de fato, mudar o comportamento dos usuários. Por enquanto, não há um prazo para o fim dos testes ou retorno das curtidas para todos.

“Ouvimos da nossa comunidade que o número de curtidas pode ser uma boa fonte para identificar tendências e grandes momentos culturais e, por isso, iniciamos uma nova fase do teste para observar outras maneiras de exibir o número de curtidas e entender como isso afeta a experiência da comunidade do Instagram”, declarou a empresa ao TechTudo.

Relembre o caso

O Instagram deixou de exibir a contagem de likes no Brasil desde 17 de julho. Com isso, apenas os próprios autores do conteúdo podem conferir a quantidade de curtidas de seus posts, e os seguidores deixam de ter acesso a esses dados. O teste já vinha sendo aplicado no Canadá desde maio, com resultados positivos. Segundo a empresa, expandir o experimento para outros países, como o Brasil, foi a forma encontrada para avaliar com mais clareza se o novo recurso é realmente válido.

Restringir no Instagram: perguntas e respostas sobre a nova função

Restringir no Instagram: perguntas e respostas sobre a nova função

Como colocar música no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo