A Huawei quebrou o recorde de velocidade de redes 5G na última semana, quando um celular da marca bateu a velocidade de 2,92 Gb/s (Gigabits por segundo). O experimento realizado em Istambul demonstra o potencial da internet de quinta geração, já que a rapidez foi alcançada usando tecnologia disponibilizada pela Huawei para operadoras. O teste foi feito em colaboração com a operadora turca Türk Telecom. O smartphone usado foi o Huawei Mate 20 X combinado com a infraestrutura de rede de dados.
💵 Celular com desconto: veja ofertas no Compare TechTudo
🔎 Huawei começa pesquisas sobre internet 6G, a sucessora do 5G
Recorde de velocidade foi obtido com o Mate 20 X 5G — Foto: Divulgação/Huawei
Esta não é a primeira quebra de recorde de velocidade 5G promovida pela Huawei. A empresa vem realizando ações parecidas também em outros países. Entretanto, o novo registro em solo turco é significativo porque foi obtido com apenas um aparelho, ao contrário de outros recordes que consideram médias de velocidade em mais de um dispositivo.
Para chegar em 2,92 Gb/s (equivalente a algo perto de 365 MB por segundo), a Huawei e a operadora turca aplicaram tecnologias novas do 5G, que permitem aumentar a velocidade, largura de banda e cobertura do sinal. Exemplo disso é o C-Band NR Carrier Aggregation, recurso que permite a combinação de duas redes para aumentar a velocidade.
Recorde de velocidade usou tecnologia da Huawei e recursos novos das redes 5G — Foto: Divulgação/Huawei
O leilão brasileiro das faixas de frequência a serem ocupadas pelo 5G estava previsto para o começo de 2020, data que não é mais vista como viável pelo mercado. Vivo, Tim e Oi, por exemplo, já se manifestaram no sentido de que preferem postergar a instalação da infraestrutura e o processo de implantação do 5G no mercado doméstico.
Com informações de Huawei e Tech Radar

Huawei P30 Lite: conheça o celular mais em conta da linha