Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Analistas de mercado acreditam que a Apple lançará o primeiro iPhone compatível com conexão 5G em 2020. Alvo de rumores há meses, a novidade teve expectativa reforçada na última semana em uma reunião da Qualcomm com investidores. Segundo a empresa, a internet móvel de quinta geração será alavancada no próximo ano por celulares que chegarão em um período que coincide com a provável data de lançamento do iPhone 12. Especialistas ouvidos pela agência Reuters acreditam que ao menos uma edição do sucessor do iPhone 11 deverá trazer antena 5G produzida pela dona da linha Snapdragon.

Sucessor do iPhone 11 poderá estrear internet 5G — Foto: Divulgação/Apple Sucessor do iPhone 11 poderá estrear internet 5G — Foto: Divulgação/Apple

Sucessor do iPhone 11 poderá estrear internet 5G — Foto: Divulgação/Apple

Nos bastidores há indícios de que os planos da Apple envolvam o uso de tecnologia 5G da Qualcomm somente até 2022, prazo no qual a companhia espera desenvolver sua solução própria de conectividade. A pista está na aquisição pela Apple da divisão de modems para smartphones da Intel, em julho deste ano, logo após a empresa encerrar o desenvolvimento de antenas 5G.

O motivo foi um acordo entre Apple e Qualcomm, no começo do ano, para encerrar uma disputa judicial envolvendo royalties e patentes que ocorria desde 2017. Como resultado da negociação, a fabricante de chips desbancou a Intel e voltou a ser a fornecedora de modens de conectividade para iPhone e outros aparelhos da marca.

Mais recente lançamento da Apple, o iPhone 11 ainda utiliza modem da Intel. Entretanto, especialistas avaliam que o acordo firmado no começo do ano é sinal de que o primeiro iPhone com 5G irá utilizar antena produzida pela Qualcomm. O diretor executivo da empresa, Steve Mollenkopf, afirmou a investidores que “os negócios de licenciamento ganharam força após o acordo assinado com a Apple”.

Além de Internet mais rápida, rumores sugerem que o iPhone 12 poderá trazer design parecido com o do iPhone 4, tela OLED de 120 Hz, leitor de digitais sob a tela, câmera 3D e processador poderoso, construído em 5 nanômetros.

Com informações da Reuters

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

Mais do TechTudo