Celulares

Por Thássius Veloso — São Paulo

Thássius Veloso/TechTudo

Entrando na onda dos celulares dobráveis (ou quase isso), a LG divulgou o lançamento do LG G8X ThinQ no Brasil. O smartphone de ponta se destaca pelo acessório que duplica a tela do aparelho, chamado de Dual Screen, e o deixa parecido com um laptop. O telefone tem preço sugerido de R$ 5.999, com início das vendas por encomenda nesta sexta-feira (22) na cor preta (Aurora Black, segundo a ficha técnica oficial). O produto chega às lojas em 7 de dezembro.

Confira a presença do LG G8X ThinQ na IFA 2019, a feira de Berlim

Confira a presença do LG G8X ThinQ na IFA 2019, a feira de Berlim

O LG G8X ThinQ tem tela de 6,4 polegadas, resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels) e painel OLED. Já o acessório de Dual Screen funciona como uma capinha com tela extra, exatamente com as mesmas características. O sistema Android 9 (Pie) passou por alterações para exibir dois aplicativos lado a lado. Também tem um botão que automaticamente tira um print da segunda tela e envia como anexo no mensageiro aberto na tela principal.

De acordo com os sul-coreanos, o case ainda oferece um visor auxiliar menor na parte frontal, de 2,1 polegadas, com uso indicado para exibir relógio, data, porcentagem da bateria e notificações. O acessório lembra capinhas em formato de carteira. Ele se abre como se fosse um livro e trava em qualquer angulação.

Dual Screen e tela principal do LG G8X ThinQ — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Tamanha novidade fez com que o LG G8X ThinQ figurasse entre os finalistas do Prêmio Melhores do Ano TechTudo 2019 na categoria de celular inovação. O grande vencedor será revelado em dezembro pelo maior portal de tecnologia do país.

O gerente de produto Fabrício Habib provocou a rival Samsung ao comparar o dispositivo recém-lançado ao Galaxy Fold. “A maioria dos aplicativos é feita para a proporção de uma tela comum”, disse ao defender a solução de tela dupla da LG, em que cada app é executado num visor. Vale lembrar que o display interno (flexível) de 7,3 polegadas do Fold permite exibir até três apps simultaneamente – inclusive dois deles lado a lado, exatamente como no G8X ThinQ.

Executivo comparou LG G8X ThinQ com Galaxy Fold — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O G8X ThinQ tem câmera dupla no seguinte esquema: padrão de 12 MP (f/1.8) e ultra wide de 13 MP (f/2.4). Já a frontal tira selfies de 32 MP (f/1.9).

Quando o assunto são as especificações, o G8X ThinQ está em linha com o que se vê no mercado atualmente em aparelhos que variam de intermediários aos avançados (também chamados de flagship). Traz processador Snapdragon 855 (Qualcomm) com velocidade máxima de 2,84 GHz, memória RAM de 6 GB e armazenamento de 128 GB. Há ainda o compartimento para microSD de até 2 TB.

Câmera dupla do LG G8X ThinQ — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

A biometria depende de leitor de impressões digitais integrado à própria tela. A bateria de 4.000 mAh segue o padrão do setor, com promessa de autonomia ao longo do dia de trabalho com uso das duas telas, segundo Habib. A certificação IP68 garante que o aparelho pode ficar submerso em água.

O jornalista viajou para São Paulo a convite da LG.

Mais do TechTudo